Promover cultura, esporte, turismo e lazer para mais de 340 mil habitantes, em um município com mais 3 mil km², não é tarefa simples. Apesar dos desafios, o governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel) realizou em 2022 diversas ações que contemplaram a população em toda Vitória da Conquista. A secretaria tem a frente o músico, poeta e cantor Xangai.
Natal
Neste mês de dezembro, o Natal Conquista de Luz fecha com chave de outro a programação, com a tão aguardada e elogiada decoração da praça Tancredo Neves e também de outras praças da cidade e distritos, que dá à festa natalina conquistense o nome de Natal Conquista de Luz. Desta vez, a programação leva à Casa Memorial Governador Régis Pacheco, mais 60 artistas regionais de vários segmentos, além de escritores, que foram selecionados, via chamada pública.
Arte Moderna
Desde o início do ano, foram shows, eventos esportivos e mostras, como a exposição em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, quando a Casa Memorial Régis Pacheco recebeu mais de cinco mil pessoas, entre os meses de janeiro e março. A exposição foi divulgada pelo portal Agenda Tarsila, guia oficial da Semana e contou com a participação de 24 artistas conquistenses.
Arraiá
Em junho, o Arraiá da Conquista registrou um público diário de aproximadamente 15 mil pessoas, que lotaram o Centro Cultural Glauber Rocha para ver os shows de Lucy Alves, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Mão Branca e Jessier Quirino, atrações somaram a outros 40 artistas contratados via chamada pública. Além do Glauber, a Prefeitura promoveu o Arraiá na Praça Nove de Novembro e também nos distritos.
Através da Sectel, a Prefeitura também foi patrocinadora e colaboradora de eventos importantes como o Conquista Moto Rock, o Festival Suíça Baiana, o Festival de Inverno Bahia e a Mostra de Cinema Conquista. No mês de novembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sectel), realizou a primeira edição do Festival de Educação e Cultura de Conquista (Festeccon). Neste evento, se apresentaram no Centro Cultural Glauber Rocha, grandes artistas como Elomar e Guilherme Arantes.
Esporte
A Coordenação de Esportes disponibilizou os espaços e equipamentos da Prefeitura, como os estádios Edvaldo Flores e Lomanto Júnior, para sediar torneios realizados pela própria população. Ao longo do ano aconteceram 102 eventos esportivos no Edvaldo Flores nas modalidades: judô, vôlei, futebol feminino, karatê, muay thai, futebol, jiu jitsu, capoeira e futsal, e outros 54 eventos no Lomantão, entre eles, a terceira edição do Campeonato dos Servidores Municipais, que teve a Guarda Municipal como campeã.
Em 2022, a Prefeitura apoiou financeiramente o futebol amador da cidade, com patrocínio dos clubes e da organização do Campeonato Municipal e da participação da seleção conquistense no Campeonato Intermunicipal, pela primeira vez desde 2013.
A coordenação apoiou também diversos torneios para homens e mulheres, de diferentes faixas etárias, nas zonas urbana e rural. Para o próximo ano, outros espaços esportivos que estão em fase final de reforma, como o Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão) e o campo do bairro Cruzeiro, estarão disponíveis para os desportistas conquistenses.
Turismo em evidência
As ações da Prefeitura também colocaram o município em evidência no mapa do turismo da Bahia, com a proposta do Hub Turismo – RotaSul, que almeja a criação do portal turístico da Chapada Diamantina. Para viabilizar a proposta foram realizados encontros com a participação de prefeitos, secretários de governo, empresários e gestores de entidades comerciais e turísticas de 18 municípios, entre eles: Vitória da Conquista, Ibicoara, Rio de Contas e Mucugê.
As discussões propõem a descentralização do acesso para a região da Chapada Diamantina por Vitória da Conquista, onde o Aeroporto Glauber Rocha desponta como mais acessível em termos geográficos e econômicos para turistas do Centro-Sul da Bahia, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Atualmente, o acesso é realizado pelo município de Lençóis.
Um dos principais cartões postais da cidade, o Cristo também passa por um processo de revitalização. A obra, orçada em R$ 3.311.382,00, é feita com verba do Ministério do Turismo e envolve pavimentação, iluminação, paisagismo e a construção de dois mirantes. O projeto dará ao local uma nova feição, tornando a área ainda mais aprazível para visitação, realização de eventos e opções de lazer.
O projeto do Cristo inclui execução de piso em saibro, paisagismo com plantio de árvores e forração de grama e vegetação, recapeamento asfáltico e colocação de piso tátil, passeio e rampas, colocação de bancos de concreto e uma nova iluminação em led.
Biblioteca e Conservatório Municipal
A Sectel também mantém em pleno funcionamento o Conservatório Municipal de Música (CMM). Com aulas de violão popular e clássico, piano, teclado, saxofone e flauta transversal o CMM possui 409 alunos, divididos em turmas e horários diferentes.
Na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, além do espaço para a leitura, os conquistenses encontram apoio para o lançamento de obras. Este ano, 532 visitantes acompanharam lançamentos de livros e tiveram acesso aos mais de 40 mil exemplares do seu acervo.