A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) promoveu importantes avanços no trânsito em no transporte público de Vitória da Conquista em 2022, com melhorias na sinalização, intervenções em ruas e avenidas, implantação de binários, ações de educação no trânsito, aumento e melhoria na frota do transporte coletivo.
No trânsito, as diversas ações proporcionaram mais fluidez e segurança ao trânsito, com redução de 20% do número de acidentes sem vítimas em relação ao mesmo período de 2021.
Transporte coletivo
Um setor fundamental para o dia do conquistense, o transporte coletivo urbano foi alvo de constantes melhorias neste ano. A frota foi aumentada melhorada, com substituição de ônibus antigos por veículos mais novos, a incorporação dos articulados, com capacidade para transportar o dobro de passageiros em comparação com um ônibus norma, proporcionando mais agilidade, conforto e segurança para os milhares de usuários.
Outra medida importante foi a implantação das faixas preferenciais para ônibus em duas das mais movimentadas vias da cidade, a Rua Siqueira Campos e Avenida Olívia Flores. As faixas preferenciais melhoraram o fluxo da veículos nas duas artérias e ajudaram a tornar mais rápido o trajeto dos ônibus que transportam cerca de 15 mil passageiros por dia entre os bairros mais afastados da Zona Oeste e a Uesb, a Ufba e outros órgãos que funcionam naquela direção, além de moradores dos bairros que estão no percurso ou são adjacentes às universidades.
Sinalização e segurança
Entre os serviços realizados neste ano para melhoria do trânsito, facilitando a vida de pedestres e de condutores, está o novo conjunto de semáforos instalado no cruzamento da Avenida Juracy Magalhães com a Rua N, ao lado do Shopping Conquista Sul. O conjunto é formado por 15 equipamentos eletrônicos de sinalização, sendo três direcionados ao tráfego de veículos, seis para pedestres e três para os ciclistas que passam pela ciclovia situada na área central da Juracy Magalhães.
Antes do semáforo, a Emurc executou o recapeamento asfáltico da via e a Semob fez a sinalização horizontal, com faixas de pedestre, linhas de bordo, de retenção e de divisão de fluxos. Tudo isso para que os condutores tivessem acesso a uma melhor orientação sobre o posicionamento na via. O serviço permitiu mais fluidez e eficiência ao trânsito no setor sul da zona urbana.
Essa foi apenas uma das entre as várias intervenções feitas pela Semob no trânsito ao longo de 2022. Ainda no âmbito da implantação de novos equipamentos, simultaneamente à aplicação de mudanças nas regras que regem a circulação pelas vias urbanas, a Prefeitura já havia eliminado, em abril, a antiga rotatória do cruzamento das avenidas Olívia Flores e Luís Eduardo Magalhães. Ali, foram instalados quatro conjuntos semafóricos, com 28 focos de semáforos: oito para disciplinar o fluxo de veículos, 16 para pedestres e quatro para ciclistas. Os equipamentos funcionam conforme programação inteligente, que varia de acordo com o horário e o fluxo de veículos nas vias.
Trânsito mais fluido e seguro
A Semob prosseguiu também com a implantação de novos binários. Nessas intervenções, vias consideradas estreitas para o fluxo em dois sentidos passam a admitir o trânsito em mão única num determinado sentido, enquanto outra via paralela permite o tráfego no sentido contrário, também em mão única. Podem ser citadas, como exemplo, as intervenções das ruas São Roque e Padre Palmeira, no bairro Alegria, e das ruas Mário Batista e Augusto Seixas, no bairro Recreio. Houve ainda uma operação de reforço num binário que já estava em funcionamento, o das avenidas Maceió e Alagoas, no bairro Brasil.
Também para tornar o tráfego mais dinâmico, foi feita, em outubro, uma readequação nos retornos da Avenida Rosa Cruz, que passaram a funcionar em sentido único. A ação foi acompanhada de nova sinalização, pintura do piso e colocação de placas com orientações sobre as novas direções a serem tomadas ou evitadas pelos motoristas. Assim como ocorre em todas as intervenções do tipo, agentes do Simtrans estiveram no local nos primeiros dias, para orientar os condutores sobre as mudanças.
A Prefeitura revitalizou, ainda, os cruzamentos rodocicloviários das avenidas Paraná e Modelo, da Rua José Pequeno com a Avenida Bartolomeu de Gusmão e das avenidas Israel e José Pedral Sampaio (Perimetral).
Redução de acidentes
Outro investimento de relevância, cujos resultados já estão sendo aferidos pela Prefeitura, foi a implantação de mais oito pontos de fiscalização eletrônica na zona urbana. Com um total de 28 faixas contempladas, a Semob já detectou uma redução de 20% no número de acidentes sem vítimas, registrados entre janeiro e outubro deste ano.
Os medidores de velocidade foram instalados nas avenidas Juracy Magalhães, Luís Eduardo Magalhães, Brumado, Perimetral, Frei Benjamin, Laura Nunes, Olívia Flores, Gilenilda Alves, Presidente Vargas, Paraná, Vivaldo Mendes, Siqueira Campos e Régis Pacheco. Somente nessas vias, o número de acidentes sem vítimas caiu de 421, de janeiro a outubro do ano passado, para 346 no mesmo período deste ano.
Por meio do projeto Travessia Segura, a Semob revitalizou e implantou, ao longo de 2022, mais de 70 faixas de pedestres em áreas localizadas em frente a instituições de ensino e unidades de saúde. No mesmo período, foram realizados mais de 220 serviços voltados à melhoria da sinalização horizontal das vias urbanas. Esse trabalho envolveu a instalação ou substituição de mais de 400 placas de sinalização de trânsito em diversas vias de Vitória da Conquista.
Educação para o trânsito
Além de investir na infraestrutura do trânsito, a Semob se dedicou também à parte de capacitação pedagógica dos agentes, através de cursos de atualização e discussões sobre o tema. Em novembro, os agentes do Simtrans Tiago Barros, Francisco de Brito e William Abreu participaram de um curso na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF), em Florianópolis (SC). Depois de duas semanas de treinamento, em meio às atividades teóricas e práticas realizadas durante o curso, os três representantes de Vitória da Conquista ficaram entre os dez primeiros colocados na classificação geral, entre cerca de 240 pessoas.
Outra iniciativa, em termos de política de segurança, foi a participação da Semob no Fórum Nacional de Segurança Viária – evento em que o município formalizou sua adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Houve também a participação de grupos de interesse, como os condutores de Vans, em atividades educativas promovidas pela Prefeitura. Com iniciativas dessa natureza, Vitória da Conquista foi reconhecida oficialmente, em julho deste ano, como integrante do “Município Laço Amarelo”. Trata-se de uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, que investe em ações educativas para promover um trânsito mais humano e seguro, buscando a redução do número de acidentes. Com a adesão ao programa, a Semob passou a ter acesso a produtos de comunicação social com teor pedagógico, a exemplo de vídeos, podcasts e publicações destinadas às redes sociais. Os temas das campanhas educativas variam a cada mês.
O trabalho pedagógico incluiu também ações relacionadas a campanhas como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito. Mas também houve espaço para atividades recreativas, ainda que com o permanente conteúdo educativo, como os passeios ciclísticos nos quais a Semob tomou parte durante o ano.
Outra modalidade de intervenção foi a blitz educativa, cujo potencial de eficiência pôde ser medido em datas como o Dia Internacional da Mulher. Nessas ocasiões, a equipe da Semob vai às ruas para distribuir, entre os condutores, materiais pedagógicos com orientações sobre segurança no trânsito.
Fiscalização e prestação de serviços
Já nos setores de fiscalização e prestação de serviços, a equipe da Semob produziu números significativos em 2022. No período, mais de 520 registros de ocorrência sem vítima foram lavrados pelos agentes nas vias urbanas. As declarações de ocorrência de trânsito, no total, foram mais de 15,5 mil. O setor de protocolo realizou mais de 15,8 mil atendimentos. Foram confeccionados e entregues 527 cartões de idosos e 137 destinados a pessoas com deficiência.