Durante todo o ano de 2022, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) trabalhou intensamente para que a educação municipal se torne cada vez melhor. E os resultados já estão aparecendo. Mesmo com a pandemia, a rede municipal de ensino conseguiu superar a meta do Ideb, referente à Prova Brasil de 2021, sendo o município baiano com mais de 100 mil habitantes com os melhores índices, superiores ao de 2019.
Com os investimentos, que incluem aquisição de tecnologia pedagógica, garantia de alimentação escolar de qualidade, reformas, ampliações das unidades escolares e o Ideb, a educação municipal de Vitória da Conquista ganhou destaque estadual, ocupando posições privilegiadas no ranking nacional e obtendo o primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes na área da Educação, recebido pela prefeita Sheila Lemos.
Na ocasião, a prefeita reafirmou o compromisso do Governo Para Pessoas com a qualidade do ensino e atribuiu os bons resultados ao empenho dos profissionais da Educação, aos estudantes e suas famílias. “O prêmio é um reconhecimento ao trabalho do governo e essa é a nossa missão. Mas, o dedico aos profissionais da Smed e aos estudantes e suas famílias. É um estímulo para continuarmos investindo na melhoria constante da educação em Vitória da Conquista”, afirmou Sheila Lemos.
Segundo o secretário Edgard Larry, esses resultados aumentam a responsabilidade da Smed em apresentar índices ainda melhores nos próximos anos e garantir a continuidade de uma educação de excelência. “Aumenta a nossa responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, é revigorante saber que as medidas adotadas e as parcerias estabelecidas trouxeram resultados tão positivos num curto espaço de tempo. Vamos avançar muito mais. Agradeço aos gestores e toda a equipe de servidores pelas vitórias alcançadas neste ano”, disse.
Acessórios Escolares
Em 2022, os mais de 46 mil alunos da rede municipal receberam kits escolares com mochilas equipadas com rodinhas (para evitar que as crianças desenvolvam problemas na coluna), cadernos de desenho, lápis de cor, lápis grafite, giz de cera, apontadores, borrachas, cola-bastão e tesouras. Já os kits dos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) foram acrescidos de cadernos de dez matérias, canetas esferográficas e réguas.
Os estudantes também receberam sacochilas (uma mistura de sacola e mochila), que podem ser utilizadas na prática esportiva ou em momentos de recreação, para carregar materiais leves e em pequena quantidade.
Outra importante ação foi realizada por meio do Programa Municipal de Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH), com a entrega de kits contendo absorventes para 13.404 alunas das escolas municipais. O programa atende à política de valorização do estudante e combate a pobreza menstrual, problema identificado pela ONU entre as populações mais pobres e que, no caso, das estudantes, impede a frequência adequada das aulas ou a desistência dos estudos.
Projetos Pedagógicos e formação
Uma das prioridades do Governo para Pessoas é a constante melhoria da qualidade de ensino na Rede Municipal de Educação. Para tanto, a Secretaria Municipal da Educação tem promovido a capacitação de todos os profissionais da rede, melhorando os ambientes das unidades de ensino e investido em novas tecnologias.
Em 2022, foram adquiridos o projeto Buriti Mirim, o Programa TIX Letramento, a ser implantado nas salas de recursos multifuncionais, e as mesas PlayTable, equipamento que favorece a educação infantil especial. Foi contratado ainda o programa Aprova Brasil com módulos de português e matemática para as turmas de 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos. O programa oferece uma plataforma de acesso aos professores e alunos, formação dos docentes e jogos em games para melhorar a capacidade de absorção das disciplinas pelos estudantes. O contrato inclui quatro simulados por ano.
Outra parceria que auxilia o trabalho do professor é o programa Educar Pra Valer, para as turmas do 2º, 3º, 4º e 5º anos, com material estruturado, módulos e cadernos de português e matemática, e que também oferece formação de professores, coordenadores e diretores. Para as turmas do 1º e 2º anos, o município aderiu ao programa Tempo de Aprender, do Governo Federal, que disponibiliza um monitor em sala de aula e material em plataforma digital.
Também foi firmada uma parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) para desenvolver a educação cooperativa, por meio de um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Trata-se, inicialmente, de um projeto-piloto que deverá contemplar cerca de 1.300 alunos das escolas municipais Maria Leal (Círculo Escolar Integrado de Capinal), Professora Marlene Flores (Lagoa das Flores) e Iza Medeiros (Kadija). No próximo ano letivo, os estudantes terão estudos com base nos quatro eixos principais que norteiam a forma de aprendizado concebida pelo Cooperjovem: educação financeira, cooperativista, empreendedora e ambiental. Futuramente, a ideia é expandir o projeto para todas as escolas.
O Governo para Pessoas também se preocupou com a valorização dos profissionais da educação, garantindo ganho real na remuneração da categoria.
Infraestrutura
Ao todo, 32 unidades de ensino da rede municipal passaram por reformas de grande porte. O setor de manutenção está realizando melhorias em mais seis unidades. Outras cinco – CMEI Jardim Valéria, as escolas municipais José Rodrigues do Prado, Otaviano Salgado, José Mozart Tanajura e Arthur Seixas – também passam por melhorias gerais através de empresas contratadas.
Alimentação Escolar
A Coordenação de Alimentação Escolar implantou o Projeto Educação Alimentar e Nutricional (Educan). O projeto, que já apresenta resultados positivos, com as crianças desenvolvendo novos hábitos alimentares, foi contemplado com certificação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).
Brigadistas
Visando a prevenção de acidentes, a Smed criou o Projeto Brigada de Incêndio e Emergência com o objetivo de capacitar os servidores como Brigadista de nível básico. Tanto este projeto como o Educan já foram implantados em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas creches municipais neste segundo semestre. No próximo ano, será expandido para as demais unidades de ensino da rede.
Esportes
Nessa área, a Smed firmou uma importante parceria dos Irmãos Nogueira, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, com a Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama, para atender 200 alunos com aulas de artes marciais gratuitas. Também foram retomados os jogos estudantis nas escolas municipais. A expectativa é que os jogos sejam incorporados ao calendário letivo escolar, já em 2023.
Festeccon
Este ano, três grandes eventos foram realizados pela Smed com resultados muito positivos. A jornada pedagógica, no início do ano letivo, com o tema “Educação em movimento: desafios, possibilidades e garantia das aprendizagens”; o desfile do 7 de Setembro, com a participação de 1.900 alunos, tema dos 200 anos de independência do Brasil e homenagem aos distritos e povoados da zona rural.
Outro importante evento foi o 1º Festival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista (Festeccon), quando também ocorreu o 1º Congresso Municipal de Educação, que promoveu troca de saberes e práticas pedagógicas e culturais, oportunizando aos professores, profissionais da educação e à comunidade conquistenses momentos significativos de aprendizagens cientificas e estéticas.
O Festeccon foi a grande novidade de Vitória a Conquista este ano. A iniciativa recebeu elogios de vários setores da comunidade, pela diversidade cultural e artística apresentada, com atividades para públicos de todas as idades. A expectativa geral é que o evento retorne no próximo ano.
O festival marcou a volta de Elomar aos palcos, depois de ter se recuperado da Covid-19 e de dois anos afastado por causa da pandemia. Trouxe também a Vitória da Conquista o cantor e compositor Guilherme Arantes e o famoso Robozão, engenho computadorizado que interage com o público a partir do controle de um operador.
Para 2023
Recentemente, a Smed começou a se preparar para obter a Certificação ISO 9001 em 2023. Além de tudo o que foi realizado este ano na educação do município, com dados excelentes no Ideb, entre outras conquistas, a Prefeitura já adquiriu dez ônibus do transporte escolar com 24 lugares cada, elevador para cadeirante e apropriados para rodar em estrada rural, com direção hidráulica, câmera de ré, GPS – Tração 4×4. Além dessas aquisições, a Smed já tem contrato assinado para aquisição de mais cinco ônibus de 60 lugares cada um, com uso mais direcionado para a zona urbana. Os veículos serão entregues no primeiro semestre de 2023.