O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançou uma campanha de conscientização para alertar a população sobre os riscos aumentados que os portadores de diabetes têm de desenvolver retinopatia diabética, doença que pode causar a perda parcial ou total da visão.
A diabetes é uma das principais doenças crônicas do Brasil, atingindo mais de 16 milhões de pessoas, cerca de 7% da população. O acompanhamento da condição pode ser realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde em todo o território nacional, que também fornecem materiais para medição e controle da doença.
Segundo o CBO, estudos indicam que quatro em cada cinco pacientes crônicos têm algum grau de risco de comprometimento visual devido à retinopatia diabética. A doença atinge diretamente os vasos sanguíneos da retina, podendo evoluir silenciosamente e levar à cegueira se não houver diagnóstico e tratamento precoces.
Além do risco ocular, a diabetes está associada a complicações metabólicas e circulatórias, que podem agravar outras doenças, incluindo demências e problemas cardiovasculares. A falta de controle da doença pode, inclusive, levar à morte.
O CBO reforça a importância de consultas regulares com oftalmologistas e do acompanhamento contínuo da glicemia, ressaltando que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para reduzir as complicações da diabetes e preservar a saúde ocular.
Acompanhe mais notícias em nossa rede social: @blogportalnoticiasbahia.





