Feira de Santana vive, nesta semana, o clima da ExpoFeira, um dos maiores eventos do agronegócio do interior da Bahia. Na manhã desta quarta-feira (10), cerca de 200 equinos das raças Quarto de Milha e Campolina chegaram ao Parque de Exposições João Martins Silva. Os animais serão protagonistas em duas importantes atrações da programação: a prova desportiva de Team Penning e a exposição ranqueada.
O evento, que segue até domingo (14), deve atrair uma média de 50 mil visitantes por dia, reunindo criadores, empresários, investidores e turistas de várias regiões do país. Até o momento, 950 animais já deram entrada no parque, entre bovinos (Nelore, Guzerá, Santa Gertrude e Minibovinos), equinos (pôneis, Mangalarga, Mangalarga Marchador, Campolina e Quarto de Milha), além de caprinos (Boer, Saanen, Kalahari, Parda Alpina) e ovinos (Santa Inês e Dorper). A expectativa é de que, até o fim da semana, o número chegue a aproximadamente 1.100 animais.
Controle sanitário rigoroso
Para assegurar o bem-estar e a sanidade dos rebanhos, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) instalou uma barreira sanitária na entrada da exposição. O procedimento garante a conferência dos Guias de Trânsito Animal (GTA) e dos exames obrigatórios para cada espécie, antes da liberação do acesso.
Segundo o médico-veterinário da Adab e coordenador das ações de fiscalização no evento, Paulo Santana, o trabalho tem ocorrido dentro da normalidade.
“O trabalho que a gente faz nos eventos agropecuários se inicia com a vistoria, onde avaliamos a real condição de albergar os animais e se trazem segurança sanitária. Já estamos no meio da exposição e registramos a admissão de mais de mil animais, que tiveram suas documentações conferidas e registradas no Mapa de Trânsito. Tudo feito de uma forma para que o evento seja limpo, transparente, no que tange à segurança sanitária animal”, destacou.
Negócios e oportunidades
Mais do que uma vitrine de raças e tecnologias, a ExpoFeira movimenta a economia de Feira de Santana e da Bahia, gerando oportunidades de negócios no setor agropecuário e em áreas como turismo, comércio e serviços.
A Adab, além da fiscalização, participa com um estande institucional, onde apresenta ao público programas, ações e serviços voltados para a defesa sanitária animal e vegetal.
Com a chegada dos novos equinos e a intensa movimentação no Parque de Exposições João Martins Silva, a expectativa é de que os próximos dias consolide a ExpoFeira como um dos principais polos de encontro entre tradição, inovação e negócios no agronegócio baiano.