O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, suspendeu seus compromissos institucionais nesta segunda-feira, 1º de setembro, para prestar as últimas homenagens à ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina, que faleceu no domingo, 31 de agosto, aos 79 anos.
Após cumprir compromissos oficiais em Feira de Santana pela manhã, Jerônimo seguiu para Itiúba, onde acompanhou o cortejo fúnebre em um gesto de respeito e solidariedade à família, amigos e moradores do município.
Cecília Petrina, conhecida carinhosamente como Irmã Cecília, marcou a história política da região ao comandar a prefeitura de Itiúba em três mandatos: 2004 e 2008, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e em 2016, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Nas redes sociais, ainda no domingo, o governador expressou pesar pela perda. “Tive a alegria de conviver com ela em diversas agendas e sempre admirei sua dedicação e amor pelo município. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo de Itiúba”, escreveu Jerônimo.
Advogada, professora e liderança política, Cecília foi reconhecida por seu trabalho junto aos movimentos sociais, especialmente na defesa da luta pela terra. “Advogada dos movimentos, em especial da bandeira dos que lutam pela terra. Uma liderança especial, que deixa um legado de trabalho e inspiração”, destacou o governador.
O falecimento de Irmã Cecília deixa uma lacuna na vida pública e política de Itiúba, mas também um legado de dedicação e compromisso com as causas populares.