Representantes do Instituto Aliança, organização da sociedade civil de interesse público que atua na promoção do desenvolvimento humano sustentável participaram de uma reunião estratégica com a prefeita Sheila Lemos e membros do Governo Municipal. O encontro foi realizado na sala de reuniões do gabinete da prefeita com o objetivo de construir uma parceria com a Prefeitura para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em Vitória da Conquista.
Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Aloisio Alan Fernandes e os secretários municipais Michael Farias (Desenvolvimento Social), Edgard Larry (Educação), Rodrigo Bulhões (Finanças) e Daniella Oliveira (Comunicação). Também participaram Kalilly Lemos, subsecretária de Saúde, e Adriana Nascimento, assessora técnica do Instituto Aliança. A presença de diferentes pastas sinaliza o compromisso da gestão municipal em promover ações integradas voltadas ao público infanto juvenil.
Durante a reunião, a prefeita destacou o lugar central ocupado pela infância e adolescência na formulação das políticas públicas locais. Segundo a prefeita Sheila Lemos, o tema é tratado como prioridade desde a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e se reflete diretamente na destinação de recursos no orçamento municipal.
“Temos que trabalhar para evitar que crianças e jovens estejam em espaços violentos ou em situações de vulnerabilidade. E a parceria entre instituições sérias contribui para o sucesso dessas políticas. O Instituto Aliança trouxe um projeto viável para coibir o consumo de álcool por adolescentes no município. Já estamos pensando em ações educativas dentro das escolas, para abordar o tema com todas as crianças desde cedo. A proposta é trabalhar desde a base, com prevenção e conscientização”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.
A iniciativa apresentada pelo Instituto Aliança visa desenvolver ações preventivas e educativas, com foco na redução do consumo de álcool entre adolescentes. O projeto propõe envolver a comunidade escolar, famílias e instituições públicas em um esforço conjunto de sensibilização e proteção social.
A reunião representa um passo importante na construção de parcerias estratégicas entre o poder público e organizações da sociedade civil. A expectativa é de que, a partir desse diálogo, sejam estabelecidas diretrizes e metas para a implementação de políticas ainda mais eficazes voltadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes no município.