O Governo do Estado da Bahia anunciou um conjunto de iniciativas voltadas à saúde e assistência social das mulheres baianas no âmbito do “Março Mulher”. A ação busca promover políticas públicas que garantam o acesso a serviços essenciais, contribuindo para a emancipação e o bem-estar feminino.
Representando o chefe do Executivo baiano na cerimônia de lançamento, a primeira-dama Tatiana Velloso destacou a importância do papel do Estado na redução das desigualdades de gênero e raciais. “A gente precisa garantir lugares de igualdade entre homens e mulheres, mas também na relação racial e, principalmente, considerar que todos esses desafios são históricos do processo de formação da nossa sociedade e que são desigualdades que a gente precisa combater em todas as dimensões da dignidade humana”, afirmou.
Uma das principais frentes de atuação do “Março Mulher” é a prevenção do câncer de mama. De acordo com a secretária da pasta, Roberta Santana, o Governo do Estado está investindo em um programa de rastreamento da doença, por meio de uma integração com as policlínicas regionais. “Esse é o compromisso e investimento do Governo do Estado, através de uma ação integrada, com as policlínicas, para que a gente consiga acelerar o rastreio [do câncer]. Pelo menos 24 municípios estão recebendo rastreio de câncer de mama, serão 26 mil mamografias na prevenção”, explicou a secretária.
Nos dias 22 e 23 de março, o programa será reforçado com a realização do “Dia M” em diversos municípios, incluindo Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Durante a ação, serão disponibilizados serviços especializados voltados à saúde da mulher nas policlínicas regionais.
O agendamento para os atendimentos será feito exclusivamente pelo site oficial do governo (ba.gov.br), permitindo que cada cidadã escolham até três serviços e definam data e turno do atendimento.
Com estas iniciativas, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e da igualdade de gênero, proporcionando um atendimento mais amplo e acessível às mulheres baianas.