O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é avaliado negativamente por 50,5% da população brasileira, de acordo com pesquisa do instituto Futura divulgada nesta quinta-feira, 17 de julho. Já a avaliação positiva do governo é compartilhada por 26% dos entrevistados. Os dados revelam uma estabilidade na percepção negativa em relação ao petista, que oscilou entre 46,7% e 51% em levantamentos anteriores realizados em junho.
A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Isso significa que, apesar de pequenas variações, a avaliação negativa dopresidente Luiz Inácio Lula permanece dentro de um mesmo intervalo, consolidando uma tendência de desgaste.
O presidente Luiz Inácio Lula é mais criticado por determinados grupos da população. Entre os homens, a taxa de desaprovação chega a 57,2%. O índice também é elevado entre pessoas de 25 a 34 anos (56,1%), indivíduos com renda superior a 20 salários mínimos (79,4%), evangélicos (64%) e moradores da região Centro-Oeste (63,9%).
Por outro lado, os índices de avaliação positiva não superam os negativos em nenhum segmento analisado. Mesmo em grupos tradicionalmente mais simpáticos ao petista, como mulheres (28,4%), idosos com 60 anos ou mais (35,3%), pessoas com renda de até um salário mínimo (31,9%), católicos (32,7%) e moradores do Nordeste (36,2%), a percepção desfavorável prevalece.
A pesquisa reforça o desafio do governo federal em reconquistar a confiança de parte significativa do eleitorado, especialmente diante da crescente polarização política e das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.