O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, um projeto de lei que propõe instituir o dia 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A data é símbolo da luta do povo baiano pela soberania brasileira e marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território nacional, em 1823.
Embora a Proclamação da Independência tenha ocorrido em 7 de setembro de 1822, foi apenas no 2 de julho do ano seguinte que a independência do Brasil se consolidou, com a vitória das forças brasileiras sobre os soldados portugueses na Bahia. A data já é feriado estadual e tem grande importância histórica e cultural para o estado.
“A consolidação da independência não foi apenas um ato simbólico, mas resultado de batalhas e resistência popular, especialmente na Bahia. Reconhecer oficialmente essa data em âmbito nacional é fazer justiça à história do país”, afirmou Lula ao comentar a proposta.
O presidente embarcou no início da tarde para Salvador, onde participa das celebrações do 2 de Julho, acompanhando o tradicional cortejo cívico e as manifestações populares. Após a agenda na capital baiana, Lula seguirá diretamente para Buenos Aires, na Argentina, onde participará da Cúpula do Mercosul, marcada para a próxima quinta-feira (3).
A proposta será agora analisada pelo Congresso Nacional. Caso aprovada, o 2 de Julho passará a integrar o calendário oficial como um marco nacional da independência brasileira.