Uma grande mobilização nacional está imunizando milhares de profissionais da indústria em todo o país contra a gripe (influenza) e outras doenças. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, integra as ações de continuidade do Dia D de Vacinação contra a Gripe, promovido no último dia 10 de maio, quando 1,5 milhão de pessoas foram vacinadas em diversas regiões do Brasil.
Ao todo, pontos de vacinação foram instalados em empresas distribuídas por 25 estados e pelo Distrito Federal, facilitando o acesso dos trabalhadores às doses e ampliando a cobertura vacinal no setor industrial.
Durante a mobilização em uma gráfica no Rio de Janeiro, o secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um ato em que o SUS Sistema Único de Saúde vem para a indústria, ele vem para os espaços onde as pessoas estão para proteger a vida. É um ato para dizer que a vacina é segura e é importante para a vida das pessoas”, afirmou.
De acordo com o Serviço Social da Indústria , a expectativa é de que, somando-se as ações desta sexta-feira às campanhas de vacinação que ocorrem rotineiramente nas indústrias, cerca de 1 milhão de trabalhadores do setor sejam imunizados até junho deste ano.
A vacinação contra a gripe é considerada fundamental para reduzir casos graves e óbitos, especialmente em ambientes coletivos como as indústrias, onde há grande circulação de pessoas. Além disso, a campanha reforça o compromisso social do setor produtivo com a saúde e o bem-estar de seus trabalhadores.
A ação desta sexta-feira exemplifica a estratégia do Ministério da Saúde de levar a imunização para mais perto da população economicamente ativa, promovendo a saúde e prevenindo doenças no ambiente de trabalho.