O médico Samir Xaud, atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou neste domingo (18) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol . A chapa, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, foi registrada com o apoio de 25 federações estaduais e dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
Com a adesão de praticamente todo o colégio eleitoral necessário, o médico Samir Xaud se consolidou como candidato único na corrida pela presidência da entidade máxima do futebol nacional. De acordo com o estatuto da CBF, para validar a participação na eleição, marcada para o próximo domingo (25), o postulante precisa reunir o apoio de no mínimo oito federações estaduais.
Até o momento, apenas duas entidades, as federações de São Paulo e Mato Grosso não subscreveram a candidatura do médico Samir Xaud. A sinalização massiva das demais 25 federações inviabiliza, em tese, a inscrição de qualquer outro concorrente. O prazo final para registro de chapas encerra-se na próxima terça-feira (20).
Caso a tendência se confirme, o médico Samir Xaud será eleito presidente da CBF sem necessidade de disputa. Em sua plataforma, o dirigente promete uma gestão baseada em transparência, inclusão social e modernização estrutural, com foco na democratização da gestão do futebol brasileiro e no fortalecimento das categorias de base.
A eventual eleição do médico Samir Xaud também representa uma guinada histórica: é a primeira vez que um representante da Região Norte desponta como favorito absoluto para liderar a entidade.
A posse do novo presidente da CBF está prevista para o início do segundo semestre, dando início a um novo ciclo na condução do futebol brasileiro, que nos últimos anos tem sido marcado por disputas políticas internas e cobranças por maior representatividade e governança.