Em visita oficial ao município de Vitória da Conquista, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a importância da integração regional e do fortalecimento da saúde pública nas divisas entre os estados de Minas e Bahia. A visita, a primeira do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à cidade no cargo de governador, também teve caráter simbólico, já que ele possui laços antigos com a região, quando ainda atuava no setor privado.
“Para mim é uma felicidade muito grande estar aqui de volta à Vitória da Conquista, uma cidade que eu já passei diversas vezes. Quando trabalhei no setor privado, a empresa atuava e atua aqui na região, então é uma região que eu conheci bem. E estou tendo a felicidade de estar aqui pela primeira vez agora como governador”, declarou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante encontro com lideranças locais e parlamentares baianos.
Um dos principais pontos abordados pelo governador mineiro foi a cooperação entre os estados em áreas de fronteira, com ênfase na saúde pública. Ele citou a futura inauguração do maior hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior de Minas Gerais, localizado em Teófilo Otoni, como uma estrutura que beneficiará diretamente também a população do sudoeste baiano.
“O hospital lá vai estar disponível também aos baianos que quiserem utilizar. Isso é cada vez mais comum, porque muitas vezes não justifica um paciente sair daqui e se deslocar até Salvador ou até Belo Horizonte. Estamos falando aí de uma viagem de 10 horas para mais, faz muito mais sentido contar com a estrutura mais próxima”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
O novo hospital, segundo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, contará com 430 leitos e representa a retomada de uma obra que havia sido abandonada por gestões anteriores. A estrutura, quando concluída, deverá funcionar como um polo regional de alta complexidade para o leste mineiro e municípios vizinhos da Bahia.
Durante a visita, o governador mineiro foi recepcionado por representantes da prefeitura de Vitória da Conquista e por parlamentares conquista, e o deputado estadual Gustavo Santana, que vem intermediando o diálogo entre os dois estados para garantir o acesso ampliado aos serviços de saúde.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema também parabenizou a gestão municipal conquistense, ressaltando a reeleição da prefeita Sheila Lemos e o crescimento da cidade como polo regional: “Uma cidade que está crescendo, se desenvolvendo, e meus parabéns à prefeita Sheila Lemos pela reeleição, pela gestão, pelo excelente trabalho. Só escutamos elogios”.
A visita foi encerrada com uma mensagem de cooperação e abertura ao diálogo. “Coloco Minas Gerais à disposição. Esse tema será tratado com o maior cuidado”, concluiu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
“É uma honra para nós receber o governador Romeu Zema aqui em Vitória da Conquista. Temos acolhido muitas pessoas do Norte de Minas em nosso sistema de saúde, e essa parceria é fundamental para fortalecer o atendimento e distribuir melhor os recursos”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.
A gestora destacou ainda a importância do diálogo iniciado há mais de um mês com o deputado Gustavo Santana, que intermediou a aproximação entre os dois governos. “Estamos construindo um grupo de trabalho para tratar dessa integração regional, pensando não apenas na saúde, mas também em outras áreas estratégicas”, completou a prefeita Sheila Lemos.
A aproximação entre estados vizinhos e o compartilhamento de serviços de saúde são vistos por especialistas como uma alternativa viável para ampliar o atendimento à população em regiões de fronteira, reduzindo deslocamentos e otimizando recursos públicos.