Vitória da Conquista aplicou, até esta terça-feira (13), 33.605 doses da vacina contra a gripe (influenza), o que representa apenas 26,41% do público-alvo da campanha de imunização. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos integrantes dos grupos prioritários: crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
A baixa adesão preocupa as autoridades de saúde do município, que reforçam a importância da vacinação como medida preventiva contra complicações mais graves da doença. Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Katarina Fontes, a vacina tem como objetivo principal reduzir o número de internações e óbitos causados pela gripe.
“No frio, as pessoas ficam mais suscetíveis à gripe, mas não é só pela temperatura baixa. O principal motivo é que, com o clima frio, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, facilitando a transmissão do vírus”, alertou Katarina Fontes.
A campanha segue em andamento nos postos de saúde da rede municipal. A Secretaria de Saúde orienta que o público prioritário compareça o quanto antes às unidades para se imunizar, especialmente com a aproximação do inverno, período em que a circulação do vírus tende a aumentar.
A vacina contra a gripe é segura, gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, além de proteger o indivíduo vacinado, a imunização contribui para a proteção coletiva, ajudando a reduzir a propagação do vírus na comunidade.