A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está promovendo, nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), o encontro “Educação de Jovens, Adultos e Idosos em foco: monitoramento, planejamento e fortalecimento de ações – 2025”, no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento reúne cerca de 110 participantes entre gestores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da educação com o objetivo de avaliar e fortalecer as políticas públicas voltadas à alfabetização de jovens, adultos e idosos.
A iniciativa marca mais um passo na luta contra o analfabetismo no estado, que ainda enfrenta desafios históricos no acesso à educação básica por parte da população adulta. Durante o encontro, estão sendo discutidas estratégias de planejamento, monitoramento e ampliação de programas como o Brasil Alfabetizado, o Alfabetiza Bahia e o Projeto Paulo Freire, além da adesão da Bahia ao Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo, política federal que visa articular esforços em todo o país para erradicar o analfabetismo até 2030.
Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o encontro representa um espaço essencial de escuta e construção coletiva. “É um momento estratégico para alinharmos diretrizes, compreendermos os desafios enfrentados nas diferentes regiões da Bahia e planejarmos ações mais eficazes, respeitando as especificidades de cada território”, destacou.
Além da troca de experiências entre os participantes, o evento prevê a elaboração de metas para 2025 e o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos , uma modalidade essencial para garantir o direito à educação a quem não teve acesso à idade escolar.
A Bahia tem se destacado nos últimos anos pelo empenho em ampliar o alcance de programas de alfabetização, com foco especial nas populações em situação de vulnerabilidade social. Para os organizadores, o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos e de ações de alfabetização é fundamental para promover inclusão social, cidadania e desenvolvimento.
O encontro segue até esta sexta-feira com painéis temáticos, oficinas de planejamento e apresentações de experiências exitosas. Ao final, será consolidado um plano de ação estadual voltado à ampliação da alfabetização e à melhoria da qualidade da educação para jovens, adultos e idosos.





