O Governo Municipal encerrou nesta segunda-feira (31) a programação do “Vozes de Março” com um importante marco para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. No Salão de Eventos Limão Doce, foi realizado o lançamento de duas ações que beneficiarão 80 mulheres empreendedoras do município.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Sebrae e o Instituto Bemmaker. O objetivo é claro: capacitar mulheres, fortalecer pequenos negócios e impulsionar os resultados de empreendimentos liderados por elas.
“Estamos encerrando os ‘Vozes de Março’ com o lançamento do projeto Filhas de Dandara e a abertura da 3ª edição do Mulheres que Conquistam, que tem sido um sucesso do empreendedorismo feminino no município, pois vem alavancando e trazendo várias estratégias para as mulheres”, destacou a secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira.
A prefeita Sheila Lemos prestigiou o evento e ressaltou a importância das mulheres terem autonomia financeira. “Para alcançar o sucesso é preciso querer e entender seu potencial, então aproveite bastante essas formações que ajudam vocês a encurtar o caminho até o sucesso”, disse a prefeita Sheila Lemos às mulheres presentes.
Projetos com foco em capacitação e identidade cultural
O Filhas de Dandara terá duração de cinco meses e atenderá 30 empreendedoras negras. As atividades ocorrerão duas vezes por semana: às segundas-feiras, na Sala da Mulher Empreendedora, e às terças, no Instituto Bemmaker. Os encontros proporcionarão capacitação técnica, mentoria especializada, criação de rede de apoio, acesso a crédito e oportunidades de negócio, com foco na valorização da cultura afro-brasileira.
Já o Mulheres que Conquistam, em sua terceira edição, seguirá impactando positivamente a vida de 50 empreendedoras, oferecendo formação continuada e estratégias para ampliar a atuação no mercado.
Com o encerramento do “Vozes de Março”, a Prefeitura reforça seu compromisso com políticas públicas efetivas, que ampliam a autonomia econômica das mulheres e fortalecem a diversidade no ecossistema empreendedor local.