A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) deflagrou a Operação Signum Fractum, ação integrada do Governo do Estado voltada ao combate a crimes contra a vida. A ofensiva, conduzida pela Polícia Civil por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais contra os acusados das mortes de Ricardo Antônio da Silva Souza (44), Jackson Santos Macedo (41) e Patrick Vinícius dos Santos Horta (28).
As diligências ocorreram simultaneamente em quatro bairros de Salvador Marechal Rondon, São Marcos, Campinas de Pirajá e Massaranduba e resultaram no alcance de dois envolvidos no triplo homicídio. Um dos mandados de prisão foi cumprido no bairro de São Marcos. Já o segundo alvo, Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como “Badalo”, reagiu à abordagem policial no bairro de Massaranduba, efetuando disparos contra as equipes. Houve confronto, o suspeito foi atingido, socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Civil, ele era um dos responsáveis diretos pela execução das vítimas.
A operação contou com a participação de mais de 50 policiais, reunindo efetivos do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia , o avanço das investigações foi possível a partir de trabalho de campo associado ao uso de recursos tecnológicos de inteligência policial, que subsidiaram os pedidos de medidas cautelares deferidas pelo Poder Judiciário. A operação teve ainda o apoio institucional do Ministério Público da Bahia (MPBA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
As vítimas do triplo homicídio tiveram os corpos localizados na terça-feira (16), no bairro do Alto do Cabrito. A principal linha de investigação aponta para retaliação de um grupo criminoso com atuação em Marechal Rondon, que teria interpretado a presença dos operários como instalação de câmeras de vigilância na área.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia reforça que informações que possam contribuir com as investigações podem ser repassadas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia 181. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.






