As secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM) lançam o Baralho do Crime Lilás, ferramenta inédita no Brasil voltada ao fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade de lançamento será realizada na Sala do Bahia Pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A nova ferramenta reúne informações de 16 foragidos da Justiça, procurados por crimes cometidos contra mulheres na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Inspirado em estratégias já utilizadas pelas forças de segurança, o baralho tem como objetivo ampliar a divulgação dos procurados, estimular a colaboração da população e intensificar o trabalho de localização e prisão dos autores de crimes de violência de gênero.
Durante o evento, os foragidos incluídos no Baralho do Crime Lilás serão oficialmente apresentados pelas autoridades. O lançamento contará com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, além de dirigentes das Forças Policiais do estado.
Também participarão da solenidade os comandantes-gerais da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Antônio Carlos Magalhães e Aloísio Mascarenhas, respectivamente; o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana; o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva; além de outros representantes das forças de segurança.
A iniciativa integra as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero, reforçando a atuação integrada entre segurança pública e políticas sociais. De acordo com as secretarias envolvidas, o Baralho do Crime Lilás representa mais um instrumento estratégico no combate à impunidade e na promoção de uma Bahia mais segura para as mulheres.





