Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)apontam que cerca de 20 milhões de brasileiros são afetados por arritmias cardíacas. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce desse distúrbio, o Hospital Português (HP) promoverá uma atividade educativa gratuita e aberta à comunidade, no dia 12 de novembro, às 8h, no Auditório do Centro Médico HP.
A iniciativa reforça a campanha nacional “Coração na Batida Certa”, promovida pela SOBRAC, e contará com uma palestra do presidente da SOBRAC e cardiologista do HP, Dr. Alexsandro Fagundes, sobre “Arritmias cardíacas e o risco de morte súbita”. O evento também terá um bate-papo sobre os “Cuidados essenciais na prática de atividade física”, com a participação de cardiologistas do HP e esportistas amadores convidados: o jornalista esportivo da TV Bahia e maratonista Tiago Reis, o preparador físico Iulo Franz e o administrador de empresas e integrante da Federação Baiana de Vôlei, José Carlos Mesquita.
A programação inclui ainda uma demonstração de massagem cardíaca, técnica fundamental na reanimação cardiopulmonar (RCP), com orientações práticas sobre como agir em situações de emergência.
As arritmias cardíacas são alterações no ritmo dos batimentos do coração e podem afetar pessoas de todas as idades. De acordo com o Dr. Alexsandro Fagundes, estima-se que cerca de 300 mil casos de morte súbita sejam registrados anualmente no Brasil. “A incidência média é de um caso para cada 100 mil pessoas, mas esse número aumenta de 50 a 100 mil casos por volta da quinta década de vida, podendo chegar a 200 casos para cada 100 mil pessoas na oitava década”, explica o especialista.
O que? Coração na Batida Certa
Onde? Auditório do Centro Médico HP
Quando? 12 de novembro, às 8h
Cecília Rafaele Moura de Oliveira
Analista de Comunicação Institucional






