O contrato assinado entre o Governo da Bahia e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de até US$ 150 milhões, não se limita ao financiamento da construção da Ponte Salvador-Itaparica. Parte dos recursos será destinada ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP), mecanismo essencial para viabilizar e atrair investidores para o projeto.
O anúncio foi feito pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, que destacou a importância dessa estratégia financeira para consolidar a execução do empreendimento. “A relação com a CAF é parte de uma etapa estratégica, onde dialogamos com agências de fomento para garantir que a ponte seja uma realidade. Este é um projeto que exige confiança e segurança financeira, e o FGAP cumpre esse papel”, afirmou.
O Fundo de Garantia de Aporte da Ponte foi criado para assegurar recursos em situações emergenciais ou eventuais lacunas de financiamento, reduzindo riscos para os investidores e aumentando a atratividade do projeto. Com o aporte financiado pela CAF, o Governo da Bahia reforça seu compromisso em garantir estabilidade ao empreendimento, considerado o maior de infraestrutura já planejado no estado.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a relevância do FGAP como uma ferramenta de suporte financeiro: “Este fundo não é apenas um mecanismo de segurança, mas uma ponte para o futuro. Ele nos permite avançar com confiança para realizar esta obra de impacto histórico para a Bahia e para o Brasil.”
A parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina é um dos pilares da estratégia do governo para assegurar recursos a longo prazo e condições favoráveis para o projeto. Segundo o secretário Manoel Vitório, o diálogo com instituições internacionais, como a CAF, reflete a credibilidade do estado e a importância global da iniciativa.
“A CAF é mais do que uma financiadora. É uma parceira que compartilha de nossa visão de desenvolvimento sustentável e integração regional. Este é um passo decisivo para o futuro da Bahia”, completou o secretário.
A Ponte Salvador-Itaparica tem previsão de reduzir significativamente os tempos de deslocamento e facilitar a integração entre Salvador, a Ilha de Itaparica e o interior do estado. A expectativa é de que a ponte não apenas beneficie o turismo e o comércio, mas também promova a inclusão social e o desenvolvimento econômico em áreas menos favorecidas.
Com a assinatura do contrato e a garantia de aportes ao FGAP, o projeto avança para uma nova fase, solidificando a estrutura financeira necessária para transformar em realidade uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina.