O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (9), registrou uma taxa de abstenção de 27%, número semelhante ao do ano passado (26,6%) e inferior ao dos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame foi aplicado em 1.805 municípios de todo o país e contou com a participação de mais de 300 mil profissionais de apoio. O ministro destacou que a logística do Enem segue sendo uma das maiores operações educacionais do Brasil.
Durante a aplicação, alguns candidatos foram eliminados por descumprirem regras do edital entre as irregularidades estão o uso de materiais impressos, saída não autorizada da sala, porte de equipamentos eletrônicos e retirada do caderno de questões antes do horário permitido, que é de 30 minutos antes do término da prova.
As avaliações deste domingo cobraram 90 questões objetivas, abrangendo as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Os participantes também realizaram a prova de redação.
O gabarito oficial do primeiro dia de provas será divulgado na quinta-feira (13), de acordo com o Ministério da Educação.
As provas do segundo dia do Enem 2025 acontecem no próximo domingo (16), quando os estudantes responderão a questões de Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
Acompanhe mais notícias em nossa rede social: @blogportalnoticiasbahia.





