O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) administrada pelo Einstein, realizou com sucesso mais um transplante de tecido musculoesquelético. O material utilizado veio de um banco de ossos localizado no Rio de Janeiro e foi fundamental para o procedimento de substituição de uma prótese de quadril em uma paciente de 53 anos, residente na região de Feira de Santana.
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia foi concebido para ser o maior hospital público especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, o hospital oferece atendimento 100% regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com encaminhamentos feitos pela Central Estadual de Regulação em casos de urgência e emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial nos casos eletivos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos realizados, atrás apenas dos Estados Unidos. O avanço de unidades especializadas, como o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, reforça o compromisso do país com a ampliação do acesso a tratamentos de alta complexidade.
Somente neste ano, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia já realizou mais de 11,3 mil cirurgias. Além dos traumas, os casos mais frequentes envolvem dores crônicas, limitações de mobilidade e incapacidades funcionais condições que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Todos os atendimentos são feitos via regulação estadual, garantindo equidade e prioridade clínica.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein no Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos reconhecida pela excelência em assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação. A parceria com o Governo do Estado da Bahia tem fortalecido a oferta de serviços públicos de alta qualidade e tecnologia avançada.
Com 212 leitos e 13 salas cirúrgicas, o hospital dispõe de equipamentos modernos para diagnóstico e tratamento, como ressonância magnética, tomografia, ultrassom e raio-X, além de uma piscina aquecida voltada à fisioterapia aquática.
O transplante recém-realizado reforça o papel do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia como referência nacional em ortopedia e traumatologia e simboliza o avanço da saúde pública baiana na oferta de procedimentos de ponta e humanizados.
Acompanhe mais notícias em nossa rede social: @blogportalnoticiasbahia.





