O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) alertou que a baixa umidade do ar continuará predominando em diversas regiões da Bahia nos próximos dias. Cidades do Oeste, Vale do São Francisco, Sudoeste, Chapada Diamantina e Norte serão as mais afetadas por essa condição, provocada pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, esse sistema torna o tempo mais estável, mantém o céu com poucas nuvens e eleva a amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas registradas ao amanhecer e no período da tarde. “As madrugadas e o início do dia ficam mais frios, enquanto as tardes apresentam calor intenso, aliado à redução do vapor d’água na atmosfera e à baixa umidade relativa do ar na maioria das regiões do estado”, explicou.
De acordo com o Inema, a situação deve persistir pelos próximos 14 dias.
Riscos à saúde
A baixa umidade pode agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite, além de provocar desconfortos como irritação nos olhos, ressecamento da pele e das vias respiratórias. Os especialistas recomendam cuidados redobrados: beber bastante água, utilizar umidificadores de ambiente e evitar esforços físicos nas horas mais quentes do dia.
Impacto ambiental
Além dos efeitos na saúde, a condição de tempo seco é um dos principais fatores para a propagação de queimadas. Por isso, o Inema reforça a orientação para que não seja utilizado fogo em áreas de limpeza de terrenos ou atividades agrícolas.
Para conter os riscos, o Governo da Bahia publicou a Portaria nº 33.788, de 16 de setembro, que suspende a emissão das Declarações de Queima Controlada (DQC), além de invalidar as autorizações concedidas anteriormente. A medida tem como objetivo reduzir as chances de incêndios florestais em um período crítico de estiagem e altas temperaturas.
A previsão do Inema serve de alerta para que a população redobre os cuidados pessoais e colabore com a preservação ambiental, evitando práticas que possam agravar os efeitos do clima seco no estado.