O governo federal anunciou nesta terça-feira, 19, o lançamento do programa “Gás para Todos”, que deve começar a funcionar nas próximas semanas. A iniciativa, apresentada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem como objetivo ampliar o acesso ao gás de cozinha e garantir mais segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o ministro, cerca de 15 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família serão contempladas com o fornecimento gratuito do botijão de gás de 13 quilos. O programa substituirá o atual Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás, que cobre o valor do produto a cada dois meses para beneficiários do CadÚnico.
“Estamos trabalhando para que nenhuma família brasileira precise escolher entre cozinhar ou passar necessidades. O gás de cozinha é um item essencial e o governo vai garantir esse direito aos mais pobres”, afirmou o ministro Rui Costa.
Para ter acesso ao benefício, é necessário atender aos critérios já definidos pelo governo federal. Podem participar famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, atualmente R$ 759, inscritas no Cadastro Único de Benefícios Sociais (CadÚnico).
O “Gás para Todos” será mais uma política social voltada a reduzir os impactos da alta no custo de vida e reforçar a rede de proteção do Estado para a população de baixa renda.