Como parte da programação formativa da 4ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista, será realizada no dia 08 de agosto (sexta-feira), a partir das 18h30, a oficina “Vogue Femme e Cultura Ballroom”, na sala multiuso do Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo Praça CEU, localizada no bairro Alto Maron.
A oficina será conduzida por Agô Mamba Negra, artista e ativista da cultura Ballroom, e propõe uma vivência dividida em dois momentos: uma roda de conversa sobre a origem e os desdobramentos políticos e culturais da cena Ballroom movimento protagonizado por pessoas negras e latinas LGBTQIAPN+ nos Estados Unidos seguida de uma prática de Vogue Femme, linguagem de dança criada por essa comunidade como forma de expressão, resistência e afirmação de corpos dissidentes.
A atividade é gratuita e oferece 20 vagas, destinadas às primeiras pessoas inscritas por meio de formulário online, disponível até o dia 02 de agosto. Em caso de desistência ou falta de confirmação, serão convocados suplentes respeitando a ordem de inscrição.
A oficina é uma realização da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista, com apoio da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Vitória da Conquista, e integra a agenda formativa da Marcha, que neste ano amplia suas ações com atividades culturais e educativas voltadas ao fortalecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ da cidade e da região.
Programação da Marcha do Orgulho LGBTQIA+
O ponto alto da programação será no sábado, 09 de agosto, na Praça da Normal, com a realização da tradicional Feira da Diversidade, a partir das 10h. A Feira contará com expositores LGBTQIA+, gastronomia, economia criativa e apresentações artísticas. Às 14h tem início a concentração para a Marcha do Orgulho LGBTQIA+, que seguirá em cortejo com trio elétrico, performances e shows.
Entre as atrações já confirmadas estão a cantora Yanne Lin, o artista Mateus Costa e a tradicional Banda Axé 4. A Marcha é uma realização do Coletivo da Marcha, com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, e se consolida como um dos principais atos de visibilidade e resistência LGBTQIA+ do interior da Bahia.
Outras oficinas com inscrições abertas
Além da oficina de Vogue, seguem abertas até 25 de julho as inscrições para a oficina “Experimentação com Teatro do Oprimido para os debates sobre Gênero e Sexualidade”, que acontece no dia 02 de agosto (sexta-feira), das 14h às 17h, também na Praça CEU (Alto Maron). A atividade será facilitada por Felipe Bonfim, do Coletivo POC, e propõe uma vivência teatral baseada na metodologia de Augusto Boal para refletir coletivamente sobre opressões, identidade e resistência LGBTQIA+.
Inscreva-se:
Oficina Vogue Femme e cultura Ballroom:https://forms.gle/6V4bJcYRFjXTidzK9
Oficina Teatro do Oprimido:https://forms.gle/eZj3qPjvGwK4fGpd6
Coordenação da Marcha do Orgulho LGBTQIA+