Na manhã desta sexta-feira, Vitória da Conquista foi palco de mais uma fala potente durante a cerimônia de posse da nova vereadora e delegada Dra. Gabriela Garrido. A psicóloga, professora universitária e mãe atípica Aracely Schettine levou emoção ao plenário ao relatar, com sensibilidade e firmeza, sua admiração pessoal e profissional pela nova parlamentar.
“Bom dia a todas, a todos. Meu nome é Aracely Schettine, tenho 47 anos, sou mãe de João Miguel, uma criança autista de 10 anos”, iniciou, apresentando-se como uma mulher multifacetada que concilia sua atuação no SUS de Barra do Choça, a docência na UniNassal, a militância social e o ativismo pelas causas da neurodivergência. Com bom humor, não deixou de mencionar ser “ser vascaína”, como parte de sua identidade.
No entanto, como pontuou, não subiu à tribuna para falar de seu extenso currículo. Veio, sim, para prestar uma homenagem comovente a vereadora e delegada Dra Gabriela Garrido, não apenas como vereadora recém-empossada, mas como mulher e profissional que, segundo Aracely, foi presença acolhedora e fundamental em momentos difíceis de sua vida. “Gratidão, Gaby, por ter estado comigo e não ter soltado a minha mão desde então”, declarou.
A psicóloga destacou o compromisso ético, combativo e juridicamente embasado da nova vereadora, reforçando que sua trajetória sempre foi marcada pela defesa do que é justo e necessário. “Admiro a sua atuação desde os tempos em que era delegada temida e respeitada em Barra do Choça”, afirmou.
Aracely aproveitou o espaço para fazer um apelo direto à vereadora empossada, pedindo prioridade à causa do autismo e da saúde mental, especialmente no apoio às mães atípicas. Ela enfatizou que muitas dessas mulheres enfrentam violências diversas e sofrem com o esgotamento físico e psicológico, sem que as políticas públicas deem conta de suas realidades. “Precisamos de você, Gabriela. As mães atípicas precisam de você. Saúde mental e autismo precisam ser pautadas nessa casa”, cobrou.
Ao encerrar, Aracely reafirmou seu apoio e confiança em Gabriela Garrido como representante do povo conquistense. “Votei em Gabriela Garrido porque a vejo como ser humano, mulher e cidadã. Honro meu voto e agradeço em nome dos seus 2.301 eleitores e eleitoras. Você nos representa com honra e coragem”, declarou emocionada.
Com palavras de fé, esperança e força, a fala de Aracely se tornou um dos momentos mais tocantes da cerimônia. “Que o Senhor Deus e todos os seres espirituais te protejam e renovem suas forças diariamente. A justiça foi feita. Seja bem-vinda, a vereadora e delegada Dra Gabriela Garrido.”
A participação de Aracely Schettine reforça a importância do diálogo entre sociedade civil e poder público, trazendo à luz temas urgentes como o cuidado com a saúde mental e a garantia de direitos às famílias atípicas.