Um resgate das raízes, da memória e da identidade do povo do Médio Sudoeste baiano está em pauta nesta quinta-feira, 10 de julho, em Itapetinga. O município recebe o Encontro Territorial Nossas Memórias, uma iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), por meio do Centro de Memória da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal.
O evento propõe um mergulho nas tradições culturais da região e no processo histórico da Independência do Brasil na Bahia. Reunindo autoridades, gestores públicos, historiadores e especialistas, o encontro busca promover o debate sobre patrimônio histórico, pertencimento e a valorização da memória coletiva.
Durante a manhã, das 9h às 12h, a Prefeitura de Itapetinga realiza uma mesa de debates com os gestores territoriais. À tarde, duas mesas temáticas promovidas pela Fundação Pedro Calmon dão sequência às discussões, com enfoque nos aspectos culturais e históricos do território. O encontro acontece na Câmara Municipal de Itapetinga.
Programação : Mesas Temáticas
1ª Mesa: Formação cultural de Itapetinga e do território do Médio Sudoeste Baiano
Horário: 14h às 15h30
Participantes:
- Wellington Machado :Professor e historiador
- Eduardo Fiscina :Professor e historiador
- Profª Drª. Nelma Gusmão
2ª Mesa: O processo de Independência do Brasil na Bahia
Horário: 15h30 às 17h
Participantes:
- Indira Naiara: Professora e historiadora do Centro de Memória da Bahia/Fundação Pedro Calmon
- Walter Silva : Professor, historiador e diretor do Centro de Memória da Bahia
O Encontro Territorial Nossas Memórias integra uma série de ações da Fundação Pedro Calmon para descentralizar o debate sobre a história da Bahia, levando conhecimento e incentivo à preservação cultural de diversas regiões do estado. A proposta é fortalecer o vínculo entre população e território, a partir do reconhecimento da trajetória histórica de cada local.