A partir desta segunda-feira (24), o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional estará disponível para estudantes de três escolas estaduais da Bahia, por meio de uma ação conjunta entre a equipe do SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello . A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado , tem como objetivo facilitar o acesso à documentação civil dos jovens baianos diretamente em seus ambientes escolares.
O primeiro atendimento acontece no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, com funcionamento das 8h às 17h. Em seguida, o projeto itinerante será levado ao Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade de Senhor do Bonfim e ao Colégio Estadual de Candeias.
Para participar, é necessário que os alunos realizem agendamento prévio diretamente nas escolas. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC participam da operação, com expectativa de atender aproximadamente 1,8 mil estudantes nas três instituições.
A iniciativa já havia sido implementada no início de 2025, quando passou por seis escolas em Salvador e por duas unidades do interior, localizadas em Feira de Santana e Vitória da Conquista, somando quase 5 mil atendimentos realizados. A proposta é descentralizar e ampliar o acesso à nova identidade nacional, garantindo cidadania e inclusão social a jovens em fase escolar.
“É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa dentro das unidades escolares”, destaca a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.
A nova Carteira de Identidade Nacional unifica o número do CPF como registro geral do cidadão, e traz mais segurança, padronização nacional e validação por QR Code, além de ser adaptada para pessoas com deficiência visual.
Com essa ação, o SAC reforça seu compromisso com a inclusão e a modernização dos serviços públicos na Bahia, levando cidadania diretamente à juventude nas salas de aula.