Na 325ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a relevância da participação dos municípios na edição 2025 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções da Saúde. Com um investimento total de R$ 5,8 bilhões, o programa visa financiar a construção de obras, a aquisição de equipamentos e a renovação de frota de veículos para fortalecer o sistema de saúde pública no país.
Dentre os equipamentos de saúde contemplados pelo financiamento estão policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), combos de equipamentos para UBS, unidades odontológicas móveis e ambulâncias para ampliação ou renovação da frota do SAMU 192. Os recursos serão fundamentais para melhorar a infraestrutura e ampliar a oferta de serviços de saúde nos municípios brasileiros.
Durante o encontro, Roberta Santana alertou prefeitos e secretários municipais de saúde sobre a proximidade do encerramento do prazo para submissão de propostas. Os municípios têm até o dia 31 deste mês para cadastrarem seus projetos e pleitearem os investimentos destinados à saúde. “É fundamental que todos os gestores municipais aproveitem essa oportunidade para fortalecer suas redes de saúde e garantir melhores condições de atendimento à população”, enfatizou a secretária.
O PAC Seleções da Saúde faz parte de um amplo plano do Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento e melhorar a infraestrutura do setor em todo o país. A iniciativa busca reduzir desigualdades regionais e garantir que os recursos cheguem de forma eficiente a cada município, promovendo avanços significativos na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.