Em uma iniciativa para fortalecer sua posição como a cidade mais segura da Bahia e reduzir acidentes de trânsito, Vitória da Conquista lançou, no dia 1º de janeiro, o projeto “Muralha Digital”. O sistema de fiscalização e monitoramento já está em operação, oferecendo um modelo inovador de gestão de tráfego e segurança pública.
O Sistema Muralha Digital é composto por nove medidores de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos do município. Parte dessas câmeras é equipada com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que identifica placas de veículos e transmite informações em tempo real à Central de Comando e Controle (CICC). Essa central está localizada na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães, funcionando como o coração operacional do sistema.
Além de monitorar o fluxo de veículos, o sistema OCR é capaz de identificar veículos roubados ou em situação irregular, contribuindo diretamente para ações de segurança pública. A transmissão das imagens e dados em tempo real permite à polícia e aos órgãos de trânsito respostas rápidas e precisas a incidentes.
Embora o sistema já esteja ativo, as autuações relacionadas a infrações captadas pelos radares serão iniciadas apenas a partir do dia 16 de janeiro de 2025, dando um período de adaptação para os condutores. A expectativa é que a “Muralha Digital” impacte positivamente tanto na segurança do trânsito quanto na prevenção de crimes, consolidando Vitória da Conquista como referência em segurança pública na Bahia.
O investimento na tecnologia reafirma o compromisso da administração local em proporcionar qualidade de vida e segurança para seus moradores e visitantes. Com o apoio do projeto, a cidade busca reduzir significativamente os índices de violência e acidentes de trânsito, mantendo sua reputação como uma das melhores cidades do Nordeste para se viver.
O sistema já começa a ser considerado um marco no planejamento urbano e na gestão de segurança da região, representando um salto tecnológico e estratégico no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.
Radares e OCR
- Avenida Laura Nunes – 40 km
- Avenida Vivaldo Mendes – 40 km
- Rua Siqueira Campos – 40 km
- Avenida Juracy Magalhães (dois pontos + OCR ) – 50 km
- Avenida Luís Eduardo Magalhães (três pontos) – 50 km
- Avenida J. Pedral (dois pontos) – 50 km
- Avenida Frei Benjamim – 40 km
Videomonitoramento e OCR
- Avenida Integração
- Avenida Presidente Vargas
- Avenida Brumado
- Avenida Paraná