A Secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, tem se destacado pela extensa agenda de atividades que incluem a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, inaugurações de serviços essenciais e eventos promovidos pela gestão municipal. Dentre as iniciativas, um dos destaques é a oferta de cursos gratuitos voltados à capacitação e autonomia financeira das mulheres do município.
Nesta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres , em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), deu início ao curso de confeitaria avançada para mulheres. A capacitação, que conta com 20 alunas, busca preparar as participantes para atuarem no mercado de trabalho com técnicas aprimoradas em confeitaria, abrindo possibilidades tanto para a empregabilidade quanto para o empreendedorismo.
Durante a abertura do curso, Viviane Ferreira destacou a preocupação da secretaria em criar um ambiente acolhedor e propício para que as mulheres consigam desenvolver sua própria renda. “Esses cursos terão continuidade até o final do ano. O nosso intuito aqui é formação continuada para que as mulheres estejam durante todo o ano sendo capacitadas através de novas técnicas e que elas possam buscar tanto a empregabilidade quanto o empreendedorismo. Já saiam daqui com o seu CNPJ”, ressaltou a secretária.
Capacitação e Inclusão
Além do curso de confeitaria avançada, a secretaria também oferece um curso gratuito sobre massas salgadas e panificação, ampliando as opções de formação para as mulheres do município. As ações fazem parte de uma política maior de promoção de autonomia e empoderamento feminino, reafirmando o compromisso da gestão com a inclusão e o desenvolvimento pessoal e profissional.
Agenda Movimentada
A intensa agenda de Viviane Ferreira reflete o empenho da SMPM em promover um impacto real na vida das mulheres. Além das capacitações, a secretaria tem liderado a organização de eventos e inaugurações que fortalecem as políticas públicas voltadas às mulheres, sempre alinhadas aos objetivos da campanha dos 21 Dias de Ativismo.
Com essas iniciativas, a secretaria reafirma seu papel como um vetor de mudança social, promovendo capacitações que vão além do aprendizado técnico, mas também fortalecem a autoestima e a autonomia financeira das mulheres atendidas.