O Carnaval de Salvador em 2026 entrou para a história ao reafirmar a força do Circuito Osmar (Campo Grande) como um dos grandes polos da festa. A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, celebrou o êxito de público no percurso central da cidade e destacou os resultados expressivos alcançados durante os dias de folia momesca, especialmente no Centro histórico e administrativo da capital baiana.
Em balanço apresentado ao longo da programação, vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos detalhou indicadores que apontam crescimento consistente no turismo, impactos econômicos relevantes e avanços nas ações de assistência social. Segundo a gestora, Salvador registrou aumento de 15% no número de turistas em relação ao ano anterior. “Hoje recebemos um navio com 5.200 visitantes, e amanhã, para o Arrastão, chega outra embarcação com quase 3 mil turistas. A cidade está completamente lotada”, afirmou.
De acordo com a secretária, a movimentação econômica alcançou a marca de R$ 3 bilhões, com a geração de aproximadamente 250 mil empregos diretos e indiretos. Ela também ressaltou a ampliação do chamado Carnaval Social, com políticas voltadas ao acolhimento dos filhos de trabalhadores informais. “Foram 601 crianças atendidas, com alimentação, transporte, atividades educativas e o funcionamento do espaço Bora Ambulante, que oferece suporte aos ambulantes durante a festa”, explicou.
Outro ponto enfatizado foi a reorganização estratégica do Circuito Osmar. Em 2024, o percurso chegou a ser fechado no sábado por excesso de público. A experiência serviu de base para ajustes implementados nos anos seguintes. “Já em 2025, fortalecemos o Campo Grande. Reduzimos o número de trios de 40 para 29 equipamentos, e o resultado foi positivo: não precisou fechar o circuito. Em 2026, de forma surpreendente, o domingo foi o melhor de todos os tempos, com 700 mil pessoas. Isso nos mostra que, além da Super Terça, teremos que investir no Super Domingo, na Super Segunda e seguir fortalecendo o Campo Grande”, avaliou a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.
Para a vice-prefeita, a percepção geral é de um Carnaval histórico. “A sensação é de que foi o melhor Carnaval de todos os tempos. O público diz isso, os artistas confirmam. Salvador está na moda, e vamos trabalhar para manter esse movimento, atraindo recursos, pessoas e promovendo uma vida melhor para todos”, concluiu.
Os números foram corroborados pelo presidente da Saltur, Isaac Edington, que detalhou a presença de foliões no último dia oficial da festa. Segundo ele, o Centro superou, com folga, os circuitos da orla. “Às 20h, já registrávamos 600 mil pessoas no Carnaval do Centro, contra 480 mil no Circuito Dodô. Hoje, o Centro concentra mais foliões do que a orla, algo impensável no passado”, afirmou.
A terça-feira de Carnaval no Campo Grande foi marcada por apresentações de peso, todas em trios sem corda, reforçando o caráter democrático do circuito. Passaram pelo percurso nomes consagrados da música baiana e nacional, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Léo Santana, Margareth Menezes e o BaianaSystem, entre outras atrações que arrastaram multidões.
Com recordes de público, impacto econômico expressivo e aprovação popular, o Carnaval de 2026 consolida o Circuito Osmar como símbolo de revitalização do Centro e como peça-chave na estratégia de descentralização e fortalecimento da maior festa de rua do planeta.





