Passada a virada do ano, a Bahia entra oficialmente em clima de Carnaval. Em Salvador, os tamborins já começam a aquecer com a abertura das inscrições para o tradicional Concurso da Rainha do Carnaval 2026, que estará disponível entre a próxima segunda-feira (5) e o dia 24 de janeiro.
As candidatas devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial do concurso, onde também estão disponíveis a ficha de inscrição e o regulamento completo. Para participar, é necessário apresentar carteira de identidade original e fotocópia, duas fotografias uma de rosto e outra de corpo inteiro em traje de banho, além de atestado de escolaridade, com exigência mínima de 2º grau incompleto.
Com uma trajetória que se aproxima de um século, iniciada ainda na década de 1930, o concurso chega a 2026 celebrando a diversidade cultural baiana com o tema “Bahia de Todos os Sambas”. A proposta une beleza, tradição e um forte compromisso social no coração da maior festa popular do planeta.
Podem concorrer mulheres maiores de 18 anos, com estatura mínima de 1,65 metro, que estejam cursando o ensino médio ou superior. A seleção das finalistas ocorrerá em data a ser definida pela Coordenação do Concurso. Na etapa classificatória, as candidatas desfilarão com figurino alusivo ao tema escolhido pela organização e também em biquíni.
Os valores dos prêmios destinados à Rainha do Carnaval, à Primeira Princesa e à Segunda Princesa serão divulgados pela coordenação antes da final do concurso.
Há 34 anos, a realização do evento é de responsabilidade do Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo (Ficet), entidade que mantém o compromisso de valorizar a cultura, a comunicação e as causas sociais ligadas ao turismo e à identidade baiana.
As eleitas de 2026 terão papel de destaque para além da folia. A Rainha e as Princesas do Carnaval atuarão como vozes das mulheres, promovendo mensagens de respeito, empoderamento, igualdade e valorização feminina, utilizando a visibilidade do Carnaval como ferramenta de conscientização e transformação social.





