As secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Relações Institucionais (Serin) realizaram, uma ação integrada de atendimento direcionada às prefeituras baianas que necessitam de assistência técnica para a celebração de convênios na área da saúde. O encontro aconteceu na sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e reuniu prefeitos, secretários municipais de Saúde e equipes técnicas de diversas regiões do estado.
Durante a iniciativa, gestores de 71 municípios foram atendidos por técnicos da Sesab das áreas de convênios, engenharia, vigilância sanitária e outros setores estratégicos. O objetivo foi esclarecer dúvidas, orientar sobre procedimentos administrativos e destravar processos que impactam diretamente na execução de obras e serviços de saúde, como a construção de unidades básicas de saúde, reformas e ampliações de hospitais, além de adequações estruturais necessárias para o pleno funcionamento da rede assistencial.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que a ação reforça o compromisso do Governo da Bahia com a qualificação dos serviços de saúde e o fortalecimento da cooperação entre Estado e municípios. “Essa é uma parceria para reafirmarmos nosso compromisso cooperativo junto aos municípios. Prestamos assistência técnica, assessorando na formalização de convênios, no destravamento de processos de engenharia, no suporte à vigilância sanitária e em tudo o que for necessário para um único objetivo: garantir que as entregas e os compromissos cheguem na ponta e alcancem toda a Bahia”, afirmou.
A iniciativa também contou com o apoio da Serin, reforçando a articulação institucional entre os entes governamentais e a importância do diálogo permanente para a superação de entraves burocráticos. Segundo os organizadores, o atendimento individualizado permitiu maior agilidade na análise das demandas e contribuiu para alinhar prazos, exigências técnicas e soluções viáveis para cada município.
A ação reflete uma estratégia de gestão compartilhada e de descentralização dos serviços de saúde, buscando aproximar a assistência de qualidade da população, especialmente nas cidades do interior. Ao oferecer suporte técnico direto aos gestores municipais, o Governo do Estado fortalece a capacidade local de execução de políticas públicas e amplia as condições para que os investimentos em saúde se traduzam em melhorias concretas no atendimento aos baianos.





