A Petrobras anunciou a retomada dos investimentos na indústria naval baiana, com a construção de seis embarcações de apoio marítimo offshore no estaleiro Enseada, localizado em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, a cerca de 130 quilômetros de Salvador. O investimento total é estimado em R$ 2,58 bilhões, com previsão de quatro anos para a construção e 12 anos de operação para cada contrato.
A iniciativa deve gerar mais de 5,4 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia regional e reativando o setor naval no estado. Os contratos também exigem 40% de conteúdo local nos componentes utilizados na fabricação das embarcações, garantindo o fortalecimento de fornecedores nacionais e a transferência de tecnologia.
Além disso, a Petrobras confirmou a retomada das operações das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe Fafen-BA e Fafen-SE, com previsão de reinício das atividades em janeiro. As unidades produzirão amônia, ureia perolada e ARLA-32, e o contrato inclui a operação dos Terminais Marítimos de Amônia e Ureia no Porto de Aratu, em Candeias (BA).
As duas fábricas, somadas à Araucária Nitrogenados S.A (ANSA), no Paraná, representarão 20% de toda a produção de fertilizantes consumida pelo setor agrícola brasileiro. Uma nova planta em construção no Mato Grosso deve elevar esse percentual para 35% da demanda nacional nos próximos anos, conforme destacou a presidente da Petrobras.
Ainda na Bahia, a estatal e o Governo do Estado firmaram um protocolo de intenções para utilização do canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu como área de acostamento de plataformas de petróleo. O local será utilizado para descomissionamento parcial e futura reconstrução dessas estruturas, criando novas oportunidades de trabalho e ampliando a participação da Bahia na cadeia produtiva do setor de energia.
Com essas ações, a Petrobras reforça seu compromisso com a retomada da indústria nacional, o desenvolvimento regional e a geração de empregos, impulsionando o crescimento econômico e tecnológico da Bahia e do Brasil.





