O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) se pronunciou em nota enviada ao Portal Notícias Bahia após as declarações da subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Kalilly Lemos, a respeito do Hospital Universitário.
Nota oficial deputado federal Jorge Solla
“Sabe o que eu acho engraçado? Ninguém quer ser pai de filho feio, quem tem boca fala o que quer, mas os fatos falam por si só. Quem trabalha para levar o Hospital Universitário para Conquista é o grupo do PT, eu, Waldenor e Zé Raimundo, não a prefeitura”.
“No último dia 17 de setembro, eu e Waldenor estivemos com o presidente dos Hospitais Universitários Federais ( EBSERH ), o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, com quem trabalhei em 2003 como secretário de Atenção à Saúde, justamente para tratarmos da captação de recursos para o hospital”.
“No dia seguinte, realizamos uma rica audiência pública, em Conquista, para tratar do assunto. Então, essas foram apenas duas das mais recentes tratativas que temos feito, tanto em Brasília, junto aos ministérios da Saúde e da Educação, quanto no estado”.
“O que foi discutido na reunião com Chioro é se os recursos para a elaboração do projeto e para iniciar a obra serão do governo federal ou do governo da Bahia ou de emendas destinadas pela bancada baiana em Brasília”.
“Já temos o terreno, que é uma área federal bem localizada, no centro de Conquista, que seria destinada para a construção do antigo projeto do aeroporto. Então, o município, a gestão da prefeita, não tem capilaridade alguma sobre essa obra”.
“O campus da UFBA só foi criado e existe graças aos investimentos em saúde feitos pelo governo municipal de Conquista nos 20 anos dos governos do PT, com Guilherme Menezes e Zé Raimundo como prefeitos”.
“O que a prefeitura tem que se preocupar é o estado atual de abandono da saúde no município, uma tragédia nos últimos anos. É um absurdo o que fizeram e estão fazendo com o Hospital Esaú Matos, com redução da cobertura básica”
“E o Hospital Universitário e Universidade Federal do Sudoeste da Bahia chegarão, pois com a volta de Lula, voltaram os investimentos em Saúde que haviam sido cortados no governo do ex-presidente apoiado pela prefeita de Conquista”
“A saúde do município hoje é mantida pelo governo da Bahia, que implantou a única UPA na terceira maior cidade do estado. Até contrato com hospital privado, como o SAMUR, o município entregou.
“A saúde de Conquista resiste apesar da tragédia da gestão municipal nos governos de Herzem e de Sheila e sobrevive graças aos investimentos do governo estadual com Wagner, Rui Costa e agora Jerônimo. É muita cara de pau”.
Crédito divulgação EBSERH
Portal Notícias Bahia Informação com credibilidade e compromisso com o povo.