Enquanto segue a segunda etapa das obras do Governo do Estado para a requalificação da Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, o espaço foi palco, do tradicional caruru de 10 mil quiabos em homenagem a São Cosme e São Damião, os santos gêmeos católicos, que nas religiões de matriz africana são representados pelos orixás Ibejis. O evento marcou a comemoração pelo Dia Mundial do Turismo. A iniciativa dos feirantes teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), por meio do projeto Agô Bahia, que aproveitou para celebrar a data com empresários e profissionais do setor, na festa religiosa e gastronômica afro-baiana.
“É uma comemoração emblemática, por ser realizada na maior feira livre da Bahia, que está ficando mais organizada e bonita, com as intervenções do Governo do Estado, para o incremento das atividades neste centro cultural, comercial e turístico. Festejamos a liderança dos baianos no turismo nacional, com a proteção de Cosme e Damião e dos Ibejis”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Temos muitas conquistas para comemorar no turismo baiano, nessa relação de parceria que mantemos com a equipe da Setur-BA, que tem feito um belo trabalho, a exemplo da revitalização da Feira de São Joaquim”, completou o diretor da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jorge Pinto.
Para o presidente da Associação Náutica da Bahia (ANB), Santiago Campos, “é especial celebrar o Dia Mundial do Turismo nesse espaço que reúne história, cultura e gastronomia, com o governo valorizando tudo isso e ajudando a comunidade”.
A comemoração em dose dupla, na área do píer, foi aberta ao público e gratuita, atraindo cerca de três mil pessoas, entre baianos e turistas. Após saborearem o caruru, eles curtiram apresentações dos grupos Samba Trator e Swing de Fora e de Eduardinho Fora da Mídia, além de outras atrações.
“O caruru é uma tradição antiga, que acontecia há décadas atrás, mas que havia se perdido. Agora, chega à sua sexta edição, em um novo momento. Agradecemos à Setur-BA, pelo apoio para fortalecer São Joaquim como atração turística”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, Nilton Ávila, o Gago da Feira.