Em sessão movimentada na Câmara Municipal, a vereadora Dra. Lara Fernandes usou a tribuna para fazer um pronunciamento contundente sobre os impasses que envolvem a implantação de um Hospital Universitário em Vitória da Conquista, bem como sobre os cortes de recursos que afetam a educação e a saúde pública no Brasil.
A parlamentar iniciou sua fala questionando a utilidade da audiência pública marcada para debater o tema. Para a vereadora Dra. Lara Fernandes, o evento “não passa de um palco para os porta-vozes do governo da mentira, que mais uma vez vêm prometer algo que nunca sai do papel”.
Segundo a vereadora Dra. Lara Fernandes , o projeto inicial de construção do Hospital Universitário para atender à Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Conquista foi transferido para o município de Paulo Afonso, o que classificou como “mais um boicote ao sudoeste baiano”.
“Essa não é a primeira vez que Vitória da Conquista é preterida. Enquanto outras cidades são beneficiadas, o nosso município continua sendo deixado de lado, sem a estrutura hospitalar necessária para atender à demanda da população e da comunidade acadêmica”, afirmou a vereadora Dra. Lara Fernandes.
A vereadora Dra. Lara Fernandes também criticou os cortes realizados na área da educação:
“O governo que se diz da pátria educadora cortou em 2025 cerca de R$ 4,5 bilhões da educação. Todas as universidades e faculdades públicas estão com déficit milionário, acumulando dívidas e contas atrasadas, sem condições de manter suas atividades normalmente”, declarou a vereadora Dra. Lara Fernandes.
A vereadora Dra. Lara Fernandes fez um apelo emocionado ao lembrar sua trajetória acadêmica:
Em tom de desabafo, ela citou a situação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde se formou em Medicina:
“É com tristeza que digo, nesta tribuna, que a UFAL, instituição pela qual tenho imenso carinho, está fechando as portas por dificuldades financeiras. Isso mostra a gravidade da crise que atinge o ensino superior em nosso país.”
Além da educação, a vereadora Dra. Lara Fernandes também destacou a crise da saúde no município. Ela criticou a ausência de investimentos estaduais para a manutenção de unidades hospitalares e alertou para a grave situação dos serviços básicos:
Saúde em colapso
O discurso também trouxe duras críticas à falta de apoio do governo estadual para manter hospitais em funcionamento e à precariedade do financiamento federal destinado ao município.
“Cadê as verbas estaduais para manter o Hospital Esaú Matos de pé? O município já enfrenta dificuldades enormes para manter os postos de saúde funcionando. Há risco real de fechamento dessas unidades por falta de repasses do Ministério da Saúde. Isso é gravíssimo: estamos vendo o SUS, que deveria ser fortalecido, caminhar para um colapso”, ressaltou a vereadora Dra. Lara Fernandes.
A parlamentar reforçou que a crise na saúde atinge diretamente os cidadãos mais vulneráveis, que dependem exclusivamente do atendimento público.
“Enquanto discursos políticos tentam passar a imagem de que tudo está bem, a população sofre com falta de médicos, de medicamentos e de atendimento digno. Não podemos fingir que está tudo normal quando as famílias não conseguem vaga para consultas ou internações.”
Chamado à população
Encerrando sua fala, Lara Fernandes fez um apelo à consciência coletiva e ao engajamento popular:
“Prometer é fácil. Difícil é ainda existirem inocentes que acreditam em promessas do PT. O que precisamos é abrir os olhos, cobrar soluções concretas e lutar juntos para manter o SUS de pé. O povo não pode continuar sendo enganado.”
O pronunciamento repercutiu entre os presentes e reforçou o clima de insatisfação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista diante da ausência de avanços concretos em relação ao Hospital Universitário. O tema deve continuar sendo pauta central nos próximos debates políticos da cidade, especialmente diante da pressão da sociedade civil por melhores investimentos em saúde e educação.