O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou, à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei que institui a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte). O anúncio ocorreu durante reunião com deputados estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, em um encontro que também detalhou investimentos em grandes obras de mobilidade urbana.
De caráter provisório, a Seponte terá como missão acompanhar, coordenar e estruturar o projeto da ponte Salvador-Itaparica, considerada a maior obra de infraestrutura do estado, até que a administração definitiva seja realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Jerônimo destacou que a nova pasta foi desenhada para ter uma estrutura reduzida, mas com funções bem definidas e capacidade de articulação.
“Apresentamos uma proposta de estrutura bastante enxuta, mas com uma gestão firme e bem definida. Trata-se de um projeto especial e estratégico, tanto pelo valor do orçamento quanto pela sua importância. Vamos encaminhar a proposta para que a Assembleia possa apreciá-la. No retorno, quando houver a sanção, poderemos então divulgar os nomes que poderão compor essa secretaria”, afirmou o governador.
Investimentos em mobilidade e infraestrutura
A reunião no COI também foi marcada pela apresentação do conjunto de obras estruturantes em execução e previstas até 2025, que totalizam R$ 42,6 bilhões em investimentos. Entre elas, destacam-se o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que promete transformar o transporte urbano de Salvador e Região Metropolitana; a nova Rodoviária de Salvador, planejada para oferecer mais conforto e acessibilidade aos usuários; e o Tramo IV do Metrô, que amplia a malha metroviária da capital.
Segundo o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, os investimentos têm como objetivo não apenas resolver gargalos de mobilidade, mas também fortalecer a economia estadual.
“Estes são investimentos em logística, buscando aumentar a competitividade sistêmica da economia baiana. Trata-se de criar condições para que Salvador e a Região Metropolitana se tornem mais dinâmicas e atraentes para o setor produtivo”, destacou Florence.
A ponte Salvador-Itaparica: impacto regional
O projeto da ponte Salvador-Itaparica é considerado transformador para a logística e o desenvolvimento regional. Com mais de 12 quilômetros de extensão, a obra encurtará em até uma hora e meia o tempo de viagem entre Salvador e o Recôncavo Baiano, além de facilitar a ligação com o Baixo Sul e outras regiões do interior.
A expectativa é que a ponte estimule o turismo, atraia novos investimentos imobiliários e impulsione setores como comércio, serviços e agroindústria. Além disso, deve aliviar o fluxo de veículos no sistema ferry-boat, atualmente responsável pela ligação mais direta entre a capital e a ilha.
Próximos passos
Com o envio do projeto de lei, a expectativa é que os deputados da Alba debatam a proposta nos próximos dias. A criação da Seponte simboliza uma etapa fundamental na consolidação do cronograma da ponte e na organização administrativa para acompanhar os desdobramentos da obra.
A instalação da nova secretaria reforça o compromisso do governo estadual em garantir transparência, eficiência e acompanhamento técnico especializado em um empreendimento que envolve não apenas altos valores de investimento, mas também grande impacto social e econômico para a Bahia.