A cidade de Feira de Santana dará um importante passo na ampliação da rede pública de saúde com a construção de uma policlínica no bairro Campo Limpo, às margens da BR-116. O novo equipamento será viabilizado com recursos da segunda edição do PAC Seleções, dentro do programa Agora Tem Especialistas, e será erguido em uma área de 15 mil m 2 cedida pelo Governo do Estado.
A assinatura do termo de entrega do terreno ao município foi realizada nesta segunda-feira (1º) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Durante o ato, o chefe do Executivo baiano destacou a importância da parceria entre os diferentes níveis de governo. “Estamos fazendo um arranjo muito bom, onde o Governo Federal, o Estado e o Município entram juntos para ampliar a oferta de serviços. Se a população tem uma assistência adequada no seu município, muitas vezes não precisa recorrer a um hospital de alta complexidade”, afirmou.
A nova policlínica terá foco no atendimento de média complexidade, oferecendo consultas com especialistas, exames diagnósticos e pequenos procedimentos. O objetivo é reforçar a assistência multiprofissional na cidade, reduzindo filas e agilizando diagnósticos.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou que a Bahia teve oito policlínicas aprovadas no Novo PAC. “São seis propostas pelo Estado e outras duas pelos municípios de Feira de Santana e Salvador. Agora poderemos redimensionar todo o atendimento aqui na região, ampliando o acesso e beneficiando ainda mais moradores”, destacou.
Além da construção da policlínica, Feira de Santana também foi contemplada com 17 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um kit completo de teleconsultas, que permitirá a expansão da oferta de serviços digitais e a integração entre unidades.
Durante o evento, o município recebeu ainda uma van destinada ao Transporte Fora do Domicílio (TFD), que garantirá mais conforto e segurança para pacientes que necessitam de tratamentos em outras cidades.