Durante agenda oficial em Salvador, na tarde desta quinta-feira (14), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, acompanhada pela primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, visitou as instalações da cozinha comunitária do Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E Brasil, localizado no bairro da Boca do Rio.
A unidade é parceira do programa Bahia Sem Fome e, por meio do projeto Comida no Prato, distribui diariamente 800 refeições, somando a produção da cozinha da Boca do Rio e de outras três unidades do MUS-E Brasil na capital baiana. O investimento anual é de cerca de R$ 1 milhão. As primeiras-damas foram recebidas pelo coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.
Durante a visita, Janja recebeu das mãos de Tatiana Velloso a medalha de honra do Bahia Sem Fome. Em discurso, destacou a relevância da mobilização nacional para enfrentar a insegurança alimentar. “É na luta que a gente se fortalece. Quem sabe a importância desse projeto são as mulheres, mães solo, que abrem a geladeira de casa e não encontram nada para alimentar seus filhos. Essa medalha precisa ser colocada no peito das nossas cozinheiras solidárias de todos os estados do Brasil, que têm ajudado a diminuir a insegurança alimentar nesse país”, afirmou.
A cozinha comunitária visitada integra as ações de combate à fome promovidas pelo governo estadual em parceria com instituições sociais, ampliando o alcance de políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.