Vitória da Conquista reafirma sua posição de destaque no cenário nacional em saneamento básico. De acordo com o novo Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, o município avançou seis posições em relação ao ano anterior e continua entre os mais bem colocados do país. No recorte das regiões Norte e Nordeste, ocupa o primeiro lugar.
Os dados revelam que Vitória da Conquista supera, mais uma vez, a média nacional nos principais indicadores de saneamento. O atendimento total de água na cidade atinge 96,8%, sendo 99,37% na sede urbana. Já o atendimento total de esgoto é de 83,25%, com 92,61% na área urbana. Em comparação, a média nacional é de 93,91% para água e 77,19% para esgoto.
Com esses números, Vitória da Conquista pode ser considerada uma cidade universalizada em saneamento, conforme os parâmetros do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A legislação estabelece que a universalização do serviço será caracterizada quando o atendimento de água potável e esgotamento sanitário atingir, no mínimo, 99% e 90%, respectivamente, da população urbana.
Os avanços registrados refletem os investimentos realizados nos últimos anos e reforçam o compromisso da gestão municipal e dos prestadores de serviço com a saúde pública e a qualidade de vida da população.
O relatório do Instituto Trata Brasil, referência nacional na análise e monitoramento de indicadores de saneamento, avalia os 100 maiores municípios do país em termos populacionais, utilizando dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Vitória da Conquista vem se destacando consecutivamente no levantamento, consolidando-se como um exemplo positivo de políticas públicas efetivas no setor e um modelo para outras cidades brasileiras.