A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já definiu sua principal meta para o desfile do 2 de Julho em 2025: repetir o excelente desempenho registrado no ano anterior, quando não houve ocorrências de crimes graves contra a vida ou contra o patrimônio durante o evento.
Para isso, mais de dois mil profissionais das Forças de Segurança serão mobilizados. O efetivo contará com integrantes das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é assegurar a tranquilidade dos milhares de baianos e turistas que acompanham o tradicional cortejo da Independência da Bahia.
Como parte da estratégia, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará em tempo real ao longo de todo o trajeto do desfile. A unidade reunirá representantes de 24 órgãos estaduais e municipais que atuarão de forma coordenada no monitoramento e nas ações de prevenção e resposta.
Além das forças policiais, o Centro Integrado de Comando e Controle contará com a participação das Superintendências de Inteligência, Telecomunicações, Tecnologia e de Gestão Integrada da Ação Policial. A estrutura também reunirá servidores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Secretaria da Saúde (Sesab), Casa Militar do Governador (CMG), Sufotur, Coelba, Embasa, CCR Metrô Bahia, Fundação Gregório de Matos, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Limpurb.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia destaca que a atuação integrada é fundamental para garantir o sucesso da operação. O uso de tecnologia, o monitoramento por câmeras e a presença ostensiva dos agentes serão os pilares para mais um desfile seguro, preservando o clima festivo e cívico da data.