A tradicional festa de São João deste ano em Vitória da Conquista vai contar com um importante reforço na área da saúde pública. Foi lançada oficialmente, no auditório Lúcia Dórea (Cemae), a campanha “São João sem Dengue”, uma iniciativa que alia inovação tecnológica e mobilização comunitária para conter o avanço do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O evento de lançamento contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, da secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos e de diversas autoridades do setor, entre elas o representante do Ministério da Saúde, do representantes do Ministério da Saúde, Glauber Almeida, do presidente do Instituto de Saúde e Ação Social (ISA), Radival Galiano, do coordenador de Epidemiologia da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Marcelo Soares, da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Rita Suzana, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Tassis de Oliveira, além dos agentes de saúde.
Inovação no enfrentamento à dengue
A prefeita Sheila Lemos destacou o caráter inédito das ações implementadas pela campanha, que incluem bicicletas elétricas para facilitar o deslocamento dos agentes de endemias, armadilhas 3D para monitoramento de focos e drones para pulverização aérea em áreas de difícil acesso. “São ações inovadoras no município para que possamos, definitivamente, combater esse mal. Graças a Deus e ao trabalho de nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum óbito até o momento em 2025, e o número de casos está equilibrado”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.
Ela reforçou o apelo à participação ativa da sociedade: “É fundamental que todos façam a sua parte. Empresas, igrejas e moradores têm um papel essencial na eliminação dos criadouros do mosquito. A educação e a conscientização são nossas maiores aliadas”.
Tecnologia aliada ao trabalho de campo
A secretária Fernanda Maron explicou que a campanha é fruto de uma cooperação entre a Prefeitura, o Instituto ISA e o Ministério da Saúde. “Estamos aqui hoje, no dia 10 de junho, fazendo o lançamento do São João sem Dengue, uma estratégia que traz inovação tecnológica associada ao trabalho dos nossos agentes de endemias”. Segundo a secretária Fernanda Maron, os novos recursos tecnológicos não substituem o trabalho humano, mas o potencializam, permitindo mais eficiência e alcance nas ações de prevenção e controle.
Engajamento como pilar da campanha
O representante do Ministério da Saúde, Glauber Almeida, elogiou a iniciativa e ressaltou que Vitória da Conquista se posiciona como referência regional no enfrentamento à dengue com base em inovação e articulação interinstitucional.
A campanha terá ações intensificadas ao longo do mês de junho, com visitas domiciliares, mutirões de limpeza, atividades educativas nas escolas e distribuição de material informativo nos festejos juninos.
Um São João mais seguro para todos
Com uma das maiores festas de São João do interior da Bahia, Vitória da Conquista pretende garantir que os festejos ocorram com segurança sanitária. O objetivo é que todos possam celebrar com alegria, mas também com responsabilidade. Um São João sem Dengue é um São João mais feliz.