Salvador será palco, nesta quinta-feira (29), de um importante encontro que integra o ciclo nacional de debates sobre o uso das contratações públicas como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável. Trata-se da oficina regional da Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável , iniciativa conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos .
O evento, que ocorre das 8h às 18h30 no Catussaba Resort Hotel, localizado no bairro de Stella Maris, reunirá mais de 200 representantes e lideranças de administrações públicas municipais e estaduais dos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. A co-organização é da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), que, junto ao MGI, tem trabalhado para fomentar práticas administrativas alinhadas aos princípios do desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.
A oficina de Salvador faz parte de um ciclo de encontros regionais que estão sendo realizados em todas as regiões do país. A proposta é qualificar gestores públicos, compartilhar boas práticas e fomentar a adoção de critérios de sustentabilidade nas compras governamentais, fortalecendo a atuação estratégica das contratações públicas como motor de desenvolvimento.
De acordo com o MGI, o ciclo de oficinas busca reforçar a importância das compras públicas sustentáveis como ferramenta de indução de políticas públicas que promovam inclusão social, crescimento econômico regionalizado e preservação ambiental. O Estado brasileiro tem um grande poder de compra e pode utilizá-lo para estimular mercados sustentáveis, promover inovação e inclusão produtiva, destaca nota divulgada pelo ministério.
Na segunda-feira (27), uma outra oficina regional foi realizada em Fortaleza, no Ceará, reunindo gestores públicos do Norte e Nordeste para a mesma agenda de discussões e capacitações.
Com a realização desses encontros, o governo federal pretende consolidar a Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, alinhando as ações administrativas do setor público brasileiro aos compromissos internacionais assumidos pelo país, como a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Oficina Regional da Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ENCP)
Dia: Quinta-feira, 29 de maio, das 8h às 18h30
Local : Catussaba Resort Hotel – Stella Maris, Salvador (BA)
Participantes: Lideranças públicas municipais e estaduais da Bahia, Pernambuco e Sergipe.