Termina na próxima segunda-feira, 19 de maio, o prazo para que os eleitores regularizem seus títulos junto à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente cinco milhões de brasileiros ainda estão em situação irregular e correm o risco de ter o documento cancelado caso não resolvam as pendências dentro do prazo estabelecido.
Desde o dia 7 de março, mais de 111 mil pessoas já procuraram os cartórios eleitorais ou acessaram os canais digitais do TSE para ajustar a situação cadastral. A mobilização tem sido intensificada com campanhas de conscientização em todo o país.
Entre as consequências do título cancelado estão a impossibilidade de votar, tirar passaporte, participar de concursos públicos e obter empréstimos em instituições financeiras estatais. A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou de forma online, por meio do sistema Título Net, disponível no site do TSE.
O título de eleitor é o principal instrumento que garante ao cidadão o exercício do voto um direito e dever fundamentais em uma democracia. Para as eleições municipais deste ano, o prazo é decisivo: quem não estiver com a situação eleitoral regularizada até o dia 19 ficará impedido de votar em outubro.
Para regularizar o título, acesse: www.tse.jus.br
Ou procure o cartório eleitoral mais próximo com documento oficial com foto e comprovante de residência.