Repetindo a experiência bem-sucedida do Carnaval de Salvador, o Governo da Bahia levou a iniciativa EcoFolia Solidária o Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente à tradicional Micareta de Feira de Santana, a maior folia fora de época do país. A ação tem como foco garantir condições dignas de trabalho para os catadores e catadoras de materiais recicláveis, fundamentais para a limpeza e sustentabilidade da festa.
Na véspera da abertura oficial da micareta, o governador Jerônimo Rodrigues esteve no Centro Cultural Amélio Amorim para entregar 130 kits de fardamento e Equipamentos de Proteção Individual aos trabalhadores. A iniciativa também oferece apoio à comercialização solidária dos recicláveis e estrutura de acolhimento com alimentação, espaço para descanso, banho e atendimento social.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância dos catadores para a preservação ambiental e a economia circular. “Enquanto os foliões brincam nas ruas e aproveitam a festa, os catadores e catadoras estão suando, carregando o peso, catando e selecionando os materiais recicláveis descartados. São pessoas que estão preocupadas com a renda da sua família, e vêm aqui nessas centrais entregar esse material e fazer um serviço muito coerente com o meio ambiente. Nada mais justo do que oferecermos também para eles um ambiente acolhedor, em que possam se alimentar e tomar um banho”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A ação conta com a parceria de diversas secretarias estaduais e entidades sociais, e reforça o compromisso da gestão estadual com a inclusão produtiva e a dignidade dos trabalhadores informais. O EcoFolia Solidária também promove a educação ambiental, sensibilizando a população sobre o descarte correto de resíduos durante as festas populares.
A expectativa é de que a operação do programa na micareta garanta a coleta seletiva de toneladas de resíduos recicláveis, contribuindo não apenas para a geração de renda, mas também para a limpeza e organização do evento, que este ano deve atrair centenas de milhares de foliões à cidade.
Com essa ampliação, o Governo da Bahia consolida o EcoFolia como uma política pública estruturante e exemplo de respeito ao meio ambiente e à cidadania.