A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Solene especial em homenagem aos 40 anos da Axé Music, ritmo que se consolidou como símbolo da identidade baiana e expressão de resistência cultural. A cerimônia contou com a presença de artistas, autoridades e admiradores do gênero, e marcou também a celebração do Dia Municipal da Cultura.
Durante a solenidade, foi entregue a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da música e da cultura local. O evento evidenciou a importância histórica e social do Axé, que, nascido nos anos 1980 em Salvador, conquistou o Brasil e ultrapassou fronteiras com seu ritmo contagiante e letras que exaltam a alegria, a ancestralidade e a luta do povo negro.
Presidente da Comissão de Cultura da Câmara, o vereador Paulinho Oliveira enfatizou o papel simbólico e político do Axé Music. “Hoje é um dia de festa, alegria, em que nós celebramos os 40 anos de Axé. Não é só um ritmo, é uma resistência ao Axé Music”, afirmou. O vereador Paulinho Oliveira parlamentar ainda reforçou o compromisso do Legislativo com a valorização cultural: “Podem contar com esta Casa Legislativa. Enquanto pudermos debater a Cultura, nós vamos estar debatendo”.
A homenagem foi marcada por discursos emocionados e manifestações de orgulho pela trajetória do Axé. A celebração reforça a necessidade de reconhecer e preservar os movimentos culturais que nasceram da criatividade e da luta de comunidades populares, e que hoje representam um patrimônio imaterial da Bahia e do Brasil.
A Medalha Glauber Rocha, instituída para distinguir quem se destaca na promoção da cultura em Vitória da Conquista, carrega o nome do cineasta conquistense que é referência mundial do cinema novo brasileiro símbolo de inovação, engajamento e arte transformadora.
Com a solenidade, a Câmara reafirma seu papel como espaço de valorização da memória e da diversidade cultural, contribuindo para que novas gerações compreendam e respeitem o legado de movimentos como o Axé Music.