Um dos marcos mais importantes da história e da arquitetura de Vitória da Conquista está sendo devolvido à população em novo estado de conservação. Em uma cerimônia marcada pela emoção e reconhecimento, a prefeita Sheila Lemos e o vice-prefeito, Dr. Aloísio Alan, anunciaram a conclusão da restauração do prédio da Prefeitura e Anúncio de Tombamento , sede da administração pública e símbolo da identidade conquistense.
Durante o evento, a gestora municipal destacou o empenho da equipe envolvida na recuperação do prédio, com uma menção especial à servidora Jeane Silva, que dedicou os últimos 100 dias ao projeto. “Ela estava aqui de dia, de noite, aos finais de semana, trabalhando o tempo inteiro para que a gente pudesse recuperar o prédio da Prefeitura e Anúncio de Tombamento , esse prédio que é tão importante e faz parte da história de Vitória da Conquista”, declarou Sheila Lemos, visivelmente emocionada.
A prefeita Sheila Lemos também alertou para a situação crítica em que o edifício se encontrava e a urgência da restauração: “Se nós continuássemos tratando ele como estávamos tratando, poderia ser que em algum tempo no futuro ele não existisse mais”.
Com a revitalização concluída, a gestão municipal vai além e anunciou o tombamento do imóvel como patrimônio histórico e cultural da cidade. “Esse prédio será tombado e fará parte do patrimônio histórico-cultural de Vitória da Conquista.
ganhará um novo nome, em homenagem ao orgulho e à identidade do nosso povo passará a se chamar Palácio da Jóia do Sertão”, revelou a prefeita Sheila Lemos.
O nome escolhido faz alusão ao título carinhoso que a cidade ostenta, e reforça a proposta de valorização da memória local. A cerimônia também foi marcada pela emoção da prefeita Sheila Lemos, que lamentou a ausência de Jeane Silva no momento do anúncio: “Eu queria que a Jeane estivesse aqui para eu abraçá-la e agradecê-la”. revelou a prefeita Sheila Lemos.
A restauração do prédio da Prefeitura e Anúncio de Tombamento
e o processo de tombamento representa não apenas uma ação administrativa, mas um gesto de compromisso com a preservação da história e da cultura conquistense. A gestão municipal reforça, assim, seu papel na valorização dos espaços públicos e da memória coletiva da cidade.