Em comemoração ao Mês da Dança, a Fundação Cultural do Estado da Bahia está promovendo uma série de aulas abertas dos Cursos Livres da Escola de Dança em praças do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A proposta é democratizar o acesso à dança e incentivar a expressão corporal como ferramenta de arte, lazer e inclusão social.
A primeira atividade acontece nesta quarta-feira, 9 de abril, das 18h30 às 20h30, no Largo Pedro Archanjo, com uma aula especial de Dança Charme ministrada pela professora Ana Paula Cruz. A modalidade, que nasceu da fusão entre o soul e o hip hop, é conhecida por seus passos cadenciados e movimentos sincronizados. Sensual, democrática e acessível a diferentes corpos e idades, a Dança Charme convida o público a uma experiência envolvente e descontraída ao ar livre.
A programação continua na quinta-feira, 10 de abril, no mesmo horário e local, com uma aula de AfroBeats. A proposta desta oficina é trabalhar uma narrativa do corpo livre, onde a movimentação parte de comandos guiados, mas sem a rigidez do “certo” ou “errado”. O foco está na vivência individual e na valorização das distintas experiências corporais, reconhecendo que cada pessoa movimenta-se de forma única.
Segundo a Fundação Cultural do Estado da Bahia , a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a valorização da arte como instrumento de transformação social e aproxima a dança do cotidiano da população. Ao ocupar espaços públicos históricos com atividades culturais gratuitas, a ação também contribui para a dinamização do Pelourinho e fortalece a identidade artística baiana.
As aulas são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer ao local com roupa confortável e disposição para dançar.